As festas das colheitas têm nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.

O ambiente agrícola e festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho é o motivo para um encontro de gerações em Cerdal, no fim de semana de 20 e 21 de outubro.

Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas prometem festa rija. A procura da espiga rainha será grande. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.

Na desfolhada (programa completo aqui) não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.

Oportunidade, ainda, para provar e avaliar os vinhos novos. A gastronomia local marcará presença com o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.

A 21 de outubro, o almoço da "Tradição com Arroz de Sarrabulho e Rojões" (12h30) carece de inscrição pelos telefones 961 926 367/969 665 466/969 350 974.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.