De acordo com um estudo da YouGov, empresa internacional de pesquisa de mercado baseada na internet, os trabalhadores em Portugal têm os intervalos de almoço mais longos em toda a Europa com 58 minutos. Já a Polónia apresenta os intervalos para a refeição mais curtos, com 26 minutos.

No entanto, apesar das pausas mais longas, 31% dos portugueses admitem sentir monotonia com o consumo do mesmo menu de almoço todos os dias. Sanduíches, saladas e massas estão entre as escolhas mais comuns.

O estudo da YouGov constatou que um em cada quatro trabalhadores faz a mesma refeição todos os dias sendo as sanduíches (33%) confecionadas em casa, a refeição mais popular no horário de almoço. O menu mais popular é seguido de perto por saladas (33%) e massas (32%).

A prática de almoçar “à secretária” surpreende com 17%, sendo que 22% admite trabalhar ao mesmo tempo que almoça.

Três porcento dos trabalhadores não praticam qualquer intervalo para o almoço, justificando com excesso de tarefas laborais. Os romenos (32%) são menos propensos a fazer qualquer pausa para o almoço.

Existem diferenças significativas nas rotinas de almoço em toda a Europa. Os polacos são os mais populares a consumir a mesma refeição todos os dias, enquanto que os holandeses demonstram um leque de opções mais amplo, com apenas 18% a admitir almoçar o mesmo menu todos os dias.

Os suecos demonstraram mais disposição para fazer a refeição num espaço partilhado do escritório.

O que almoçamos

A maioria dos trabalhadores partilha que o menu inclui sanduíches, saladas e massas, mas algumas pessoas mais ousadas entregam-se a cozinhas exóticas como a culinária tailandesa, oriental e sushi.

Quando se trata de entrega de refeições, de acordo com os dados do Uber Eats, empresa de entrega de comida ao domicílio, demonstram que as seis encomendas mais populares são: salada, burrito, bowl, prego no prato, massas e hambúrgueres.

Para 6% dos portugueses, o escritório também é fonte de refeições, nomeadamente ao lanche, com biscoitos, batatas fritas e frutas fornecidas pelas empresas.

Quando almoçamos

O horário de almoço é muito mais incidente a meio do dia com 76% dos almoços realizados entre as 12h00 e as 13h00. Em toda a Europa, apenas os espanhóis almoçam mais tarde, em média entre as 13h00 e as 14h00.

Os dados do Uber Eats, demonstram um pico nas encomendas às 13h00 à quinta-feira. Durante a pausa para o almoço, 52% dos trabalhadores tentam conversar com os colegas, mas 49% solitários navegam na internet. Apenas 2% tentam praticar algum exercício.

A especialista em nutrição, Amanda Hamilton, afirma que “Segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada. O declínio na tradicional ´hora do almoço´ significa que os trabalhadores não estão a ter a possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que sintam-se melhor durante o horário de trabalho”.

A amostra do estudo compreendeu 8058 adultos europeus. O estudo realizou-se de 12 a 20 de Setembro de 2018 através de meios online. Os participantes foram considerados e são representativos de cada país com idades compreendidas superiores a 18 anos. Os países participantes foram Roménia, Holanda, Itália, Portugal, Polónia, Suécia, Áustria, Bélgica e Espanha.