Um dos destaques da edição de 2018 da iniciativa Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores é a presença de Sarah Ahmed, referência mundial da crítica de vinhos, conhecida como “The Wine Detective”, que apresentará em Portugal os dez vinhos nacionais que mais a marcaram.

Uma representação internacional que se junta a dezenas de participações que, de 3 a 6 de novembro, se reúnem no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Um programa de quatro dias, dois dedicados ao público em geral (3 e 4 novembro) e dois dedicados aos profissionais do setor (5 e 6 novembro).

No que respeita ao programa deste Encontro com Vinhos Encontro com Sabores, os números falam por si. Em prova vão estar mais de três mil vinhos, oriundos de 12 países, mais de 300 marcas presentes, dos grandes produtores, aos vinhos de autor, nacionais e internacionais, 21 provas originais de vinhos comentadas por especialistas, 16 Conversas com sommeliers, oito sessões de “Restaurant Bootcamp”, para debater o vinho, as bebidas e os alimentos.

O evento inclui o lançamento do “Fórum Anual ACTO – alimentos e bebidas”, em parceria com a PortugalFoods, a primeira edição do Concurso "Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal", que vai distinguir os melhores restaurantes e Wine Bars do país.

No que respeita a provas, poderemos contar com a seleção dos vinhos mais emblemáticos, como os “Vintage Porto 2016, uma declaração clássica”, aos mais exclusivos, presentes na “Sublime Elegância de França”, no “Domínio del Águila - o novo ícone de Espanha” ou os “Ícones de Itália” e aos Vinhos Raros, como os que estarão presentes nas provas “Clássicos e Novidades da Barbeito - Madeira” e “Memórias de Alves de Sousa”, uma prova de construção e desconstrução, em torno dos melhores vinhos da família.

Lisboa: Em novembro há Encontro com três mil vinhos e com uma detetive muito especial
Lisboa: Em novembro há Encontro com três mil vinhos e com uma detetive muito especial créditos: @Essência do Vinho

“Brancos Portugueses que sabem envelhecer”, “Grandes Vinhos do Dão”, “Monção e Melgaço, um terroir de excelência”, “Espumantes Envelhecidos”, “Um novo Novo Mundo”, estão entre as provas agendadas.

Outro convite passa pela descoberta dos “Vinhos dos Açores, a Revolução”, da harmonização “Vinho da Madeira & Queijo”, percorrendo os grandes Vinhos do Dão, de Colares, de Carcavelos, entre outros, e terminando com os “Vinhos Fora do Baralho”, para conhecer a diversidade e excelência da história do vinho português.

As Provas Comentadas são conduzidas por produtores, convidados, especialistas e elementos do painel de provas da Revista de Vinhos, nomeadamente Alexandre Lalas, António Lopes, Célia Lourenço, Guilherme Corrêa, João Chambel, Manuel Moreira e Rodolfo Tristão.

Programa detalhado das Provas e Conversas com os Sommeliers está disponível aqui.

Os ingressos para o evento, uma organização da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho, orçam os 10,00 euros (preço base) e estão disponíveis no site da iniciativa.