Antes de esmiuçar este “Espumantes & Champanhes”, edição 2018, da autoria de João Paulo Martins, jornalista especializado na área dos vinhos, há que olhar-lhes para a natureza e caráter e perceber que estamos perante duas categorias vínicas que vão muito além da bebida de brinde ou de consumo datado, nomeadamente em fim de ano.

O que este guia editado pela Oficina do Livro nos traz em perto de 250 páginas é uma seleção de João Paulo Martins, traduzida em notas de prova de espumantes e champanhes, no primeiro caso portugueses, no segundo caso, apenas aqueles produzidos na região demarcada francesa. Ou seja, como nos diz o autor “ficamos assim focados na região de Champanhe”.

Posto este enquadramento o que o autor deste manual propõe é uma viagem por mais de duas centenas de referências para degustar e perceber em diferentes momentos, para “consumir a solo”, com queijos, carnes de porco, peixe pouco temperado, carnes vermelhas ou aves em cozinhado simples. Isto no caso dos espumantes.

Com o foco nos champanhes, João Paulo Martins, apresenta-nos a região berço desta bebida, “única” e fá-los casar com momentos de esplanada, para “celebrar e receber convivas”, para alguns mariscos, como ostras, gambas, lavagante, lagostins; em harmonia com “sabores delicados mas com muita personalidade como cogumelos, trufas, mas também foie gras em escalope”, assim como carnes e queijos.

O leitor vai encontrar para cada um dos vinhos citados, uma ficha técnica, com as notas do autor, a região e produtor, assim como a pontuação alcançada e o preço expectável no mercado. Não falta indicação das castas intervenientes em cada uma das bebidas.

Uma viagem que nos leva por diferentes territórios produtores, do Alentejo, à região dos Vinhos Verdes, da Bairrada ao Dão e ao Douro. Isto sem que falte um mergulho no História de França, mais concretamente até ao século XVIII e às origens do Champanhe.

No presente título, João Paulo Martins arrisca, com a ajuda do chefe de cozinha Vítor Sobral, mais de duas dezenas de receitas para casar com os espumantes e champanhes apresentados ao correr da obra.

Como exemplos: Filetes de sardinha, abacate e coentros; Pastéis de bacalhau com ovas de salmão e salada de tomate-cereja, Polvo no forno com tomate assado e uvas; Peito de pato corado, sementes de papoila e vinagreta de chocolate; Gelado de Queijo da Serra com compota de tomate.

Uma viagem sensitiva que também se faz com uma seleção de cocktails tendo de base os espumantes e champanhes.

João Paulo Martins é redator da revista Vinho - Grandes Escolhas e assina uma coluna no semanário Expresso. É membro do júri do Concurso Mundial de Bruxelas e é regularmente convidado para acontecimentos internacionais no universo dos vinhos.

Entre outros títulos, publicou, em quatro línguas, “Tudo Sobre Vinho do Porto”, “Histórias com Vinho & Outros Condimentos” e “200 Wines For Pairing With Portuguese Food”.

Com o chefe Vítor Sobral, assinou “O Portugal de Hoje à Mesa”. Publica há mais de duas décadas o guia “Vinhos de Portugal”.

"Espumantes & Champanhes" chega aos escaparates com o preço de 16,90 euros.