Os anos de 1950 trouxeram para a ribalta televisiva um novo nome ligado à cozinha. A jovem Maria de Lourdes Modesto tratava por tu as câmaras e trazia para junto do grande público a gastronomia de raízes portuguesas.

Volvido mais de meio século, Maria de Lourdes Modesto tornou-se um dos nomes mais admirados por várias gerações de cozinheiros, e não só, e inspiradora de muitos chefes da atualidade.

A autora da emblemática obra “Cozinha Tradicional Portuguesa” (edição Verbo/1998) disponibiliza gratuitamente este vasto acervo na página da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

O arquivo online divide por regiões as centenas de receitas coligidas ao longo de décadas: Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

O leitor vai encontrar na plataforma o fruto de uma pesquisa exaustiva que durou mais que duas décadas, considerada a “Bíblia da gastronomia portuguesa” e que contou com o contributo de milhares de anónimos que fizeram chegar à autora, receitas de todos os cantos do país. Isto para constituir um compêndio com 800 receitas.

Maria de Lourdes Modesto iniciou a sua carreira televisiva em 1958. Na RTP apresentou, ao longo de 12 anos, um popular programa culinário, tendo sido pioneira portuguesa do live cooking e a primeira cozinheira a ter um programa no horário nobre da TV portuguesa.

O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a alargar horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas.

Escreveu vários livros, dos quais se destacam a “Grande Enciclopédia da Cozinha”, “Cozinha Tradicional Portuguesa” - o livro de culinária mais vendido em Portugal, com mais de 400 mil exemplares vendidos e mais de 26 edições publicadas - e “Receitas Escolhidas”. É conhecida como “A Diva da Gastronomia Portuguesa”.

Em 2004 foi nomeada Comendadora da Ordem do Mérito. Adepta da simplicidade na cozinha, Maria de Lourdes Modesto foi, também, uma das primeiras divulgadoras da alimentação saudável, tendo apresentado um programa de TV dedicado a esta área. Muito antes disso chegou a dar aulas de culinária no Liceu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.