A cidade de Tomar acolheu a gala que atribuiu os prémios “Os Melhores” no vinho e na gastronomia da região do Tejo. Nos vinhos, ouve “Excelência” e “Grande Ouro para quatro néctares. Nos restaurantes, um portuense foi considerado o melhor na harmonização da cozinha com os vinhos do Tejo.
Fazem as delícias de muitos e, um pouco por todo o mundo, não faltam especialidades de comer e chorar por mais. A 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Pastelaria, mas todas as datas são boas para degustar estas especialidades gastronómicas.
São singelas nos ingredientes estas “meninas”, com os seus ovos, farinha, açúcar e fermento. Mas pedem-nos paciência. Aquela que traz Nuno Gil, o doceiro que nos prepara estas Trouxas de Azeitão, preferindo assim chamá-las face ao uso mais comum, o de Tortas de Azeitão. Fá-las com carinho e mão conh
Artur Gomes assume os comandos da cozinha do ERVA, em Lisboa, depois de um estágio no restaurante Noma, em Copenhaga, por quatro vezes tido como o melhor do mundo. À mesa, Artur traz-nos uma carta simples, minimalista e assente em produtos da época.
O “Cantinho do Avillez” chega a Cascais, depois do Chiado, Parque das Nações e Porto. O novo restaurante serve uma cozinha portuguesa contemporânea com influências de viagens, também pontuada por sabores que evocam a infância de José Avillez em Cascais.
Feita a prova de mais de 1300 néctares portugueses, o júri do Concurso Vinhos de Portugal elegeu os melhores do ano de 2019. As regiões do Douro, Bairrada, Dão, Alentejo e Península de Setúbal viram os seus vinhos na elite dos seis “Melhores do Ano”.
Que não seja por ter pouca prática na cozinha que vai deixar de produzir sobremesas excelentes. Estas são de grande simplicidade e fazem um vistão dentro das tacinhas.
Habituámos a ver o chefe de cozinha Luís Gaspar como obreiro de bons cortes de carnes no seu restaurante lisboeta. Desde abril, o chefe cozinheiro do ano em 2017, soma o comando de um outro barco. Chama-se Big Fish e faz dos poke, comeres havaianos, um motivo para nos sentar à mesa. Aqui o corte é o
Este abril ficámos a conhecer os dez projetos inovadores na área alimentar que vão competir pelo primeiro lugar no Prémio Ecotrophelia Portugal. O vencedor representará em outubro o nosso país na Alemanha. Para já, estão apurados, entre outros, um húmus com aroma a fumeiro e um hambúrguer mediterrân
Entre 25 de abril e 5 de maio, Óbidos acolhe mais uma edição do seu Festival Internacional de Chocolate, em Óbidos, reúne chefes de cozinha e blogueres, workshops para miúdos e graúdos, receitas tradicionais e novidades. Este ano, o tema escolhido para o certame é o Desporto.
Os dez chefes de cozinha abriram o livro das receitas daquilo que nos vão dar a provar nos dez dias em que decorre o Peixe em Lisboa, de 4 a 14 de abril. Há dezenas de bons motivos para nos sentarmos à mesa, do tradicional pastel de bacalhau, aos não tão habituais sabores asiáticos e pratos de assin
Uma folha-de-couve, uma beringela, até mesmo a concha de um mexilhão não são para a norte americana Gretchen Roehrs um fim apenas à mesa. São a possibilidade de criar arte, moda neste caso, completando as suas ilustrações a tinta-da-china.
Para além de um agradável complemento decorativo para alguns pratos, as flores acompanham receitas como biscoitos, farófias, saladas. Conheça as dicas para tirar o melhor partido deste ingrediente. Mas atenção, à mesa só vão flores comestíveis.
Quem não gosta de um peixinho fresco e delicioso à mesa? Há, contudo, que saber escolher na hora de comprar e de confecionar. Ficam aqui as regras elementares.
Fazendo justiça ao gosto mediterrânico por uma mesa prolongada, o Caffè di Marzano, em Lisboa, não desarma a ementa da aurora ao sol posto. O espaço, inspirado nos sabores de Itália, propõe-nos dos pequenos-almoços de travo internacional, a almoços de comeres transalpinos e a serões embalados pelo s
Num ranking elaborado pelos utilizadores do TasteAtlas, um site internacional interativo que mostra os pratos típicos que existem em cada país e os melhores restaurantes onde os pode degustar, o fiel amigo surge em vigésimo-sétimo lugar.
Um pequeno restaurante de praia situado numa povoação de pescadores isolada da África do Sul recebeu o prémio de melhor do mundo na edição do World Restaurant, em Paris.
Portugal não tem paralelo nas condições para desenvolver produtos alimentares. Di-lo Fortunato da Câmara, crítico e estudioso da alimentação. No livro, "TOP - Tesouros de Origem Portuguesa", apresenta-nos preciosidades escondidas no nosso país. Mangas celestiais, kiwis sem pele, citrinos japoneses.
O restaurante ribeirinho do Terreiro do Paço, em Lisboa, eleito o melhor restaurante da capital na na categoria Best Value pelo jornal USA Today, arranca hoje com a sua ementa para a primavera/verão de 2019. Muitas das novidades têm sabor a mar.
São elegantes, apaixonados à mesa, há clássicos, mas também novidades. Uma seleção de vinhos para acompanhar uma refeição romântica no Dia dos Namorados. Ou simplesmente para partilhar sem harmonizações à mesa. Um brinde copo com copo, simplesmente.