Janeiro é para muitos de nós o mês ideal para iniciar novos hábitos. As resoluções de ano novo são uma boa forma de nos atrevermos finalmente a fazer modificações em aspetos da nossa vida com os quais não estamos satisfeitos, de definir novas metas e realizações. Um novo curso ou formação, a procura de um novo trabalho, iniciar uma atividade física ou uma mudança alimentar em prol de uma vida mais saudável são alguns dos exemplos de resoluções que levamos connosco para pôr em prática no início de um novo ano.

A alteração de hábitos alimentares é sem dúvida comum a muitas resoluções de novo ano. A proposta que tenho para si é que em 2019 experimente uma alimentação 100% vegetal (vegan). Ao seu ritmo, explore esta alimentação, informando-se sobre os seus benefícios e modo de a colocar em prática.

À semelhança de outros países, que criaram plataformas digitais como o Veganuary e o Challenge22, também em Portugal foi criado recentemente o Desafio Mês Vegetariano, que lança o repto aos portugueses a experimentarem uma alimentação 100% vegetal durante um mês.

Para o ajudar, apresento-lhe de seguida um diretório de artigos que escrevi para o SAPO, que o vão ajudar a perceber melhor os conceitos desta alimentação e estilo de vida e a aventurar-se nesta descoberta.

6 dicas para fazer refeições vegan saudáveis

São vários os estudos que indicam que uma alimentação 100% vegetal variada e equilibrada tem vários benefícios na nossa saúde, mas como podemos compor uma refeição completa e que nos forneça todos os nutrientes importantes? Neste artigo encontra dicas para passar da teoria à prática.

Para aceder ao artigo basta clicar na imagem.

6 dicas para fazer refeições vegan saudáveis
créditos: Lifestyle

6 Pequenos-almoços saudáveis, deliciosos e rápidos

O pequeno-almoço é uma refeição essencial e tem um impacto enorme na nossa energia nas primeiras horas do dia. A pensar nisso, trazemos-lhe algumas ideias de pequenos-almoços saudáveis, rápidos e 100% vegetais, ideias para toda a família.

Para aceder ao artigo basta clicar na imagem.

6 Pequenos-almoços saudáveis, deliciosos e rápidos

Afinal onde está a proteína numa refeição vegan?

Esta é talvez a maior dúvida em relação à alimentação vegan. Aqui encontra a explicação e uma receita muito proteica.

Para aceder ao artigo basta clicar na imagem.

Afinal onde está a proteína numa refeição vegan?

7 benefícios de uma alimentação vegan na sua saúde

Saúde, ética e ambiente são, por si só, três sugestivos pontos de partida para empreendermos uma mudança na forma como nos alimentamos e o estilo de vida que seguimos. Neste artigo encontramos os principais benefícios de uma alimentação vegan. Sete pontos que fazem toda a diferença.

Para aceder ao artigo basta clicar na imagem.

Vegan versus Vegetariano: sabe qual a diferença?

Porque decidi adotar um estilo de vida vegan?

Assistimos a um aumento exponencial de publicações sobre temas como a alimentação vegan e os seus benefícios na saúde, os testes em animais e o impacto da indústria pecuária no meio-ambiente. Começa a haver uma maior consciencialização dos efeitos destas indústrias na nossa saúde, nos animais e no ambiente. Filipa Range explica-nos porque decidiu ser vegan.

 Para aceder ao artigo basta clicar na imagem.

Saúde, bem-estar animal e ambiente.

 

A Cozinha Verde realiza todos os meses workshops de cozinha vegan, que poderão ser uma boa ajuda para retirar dúvidas e aprender receitas deliciosas. Ao contrário do que podemos pensar ou já ouvimos dizer, fazer uma alimentação vegan não significa comer só saladas e muito menos abdicar do sabor. Comer sem animais é até mais simples do que pensa.

Se feita de uma forma informada e equilibrada, esta alimentação pode trazer-nos muitas vantagens no que diz respeito à nossa saúde. Não menos importante, optar por fazer mais refeições vegan no nosso dia-a-dia é uma forma de afirmar a nossa preocupação para com o Planeta e com todos os seres que o habitam.

Segundo vários meios de comunicação internacionais, o veganismo é uma das principais tendências de 2019. O nosso Planeta está a caminhar perigosamente para um ponto de ruptura e a redução drástica na produção e consumo de carne (principalmente bovina) é inevitável. Fazer uma alimentação maioritariamente à base de plantas, local e sazonal, para além de saudável, é um passo gigante na redução da nossa pegada ecológica.

Comecei uma alimentação e estilo de vida vegan em Janeiro de 2013. Passados estes anos, posso afirmar com certeza que esta foi das melhores “resoluções” com que alguma vez me comprometi.

Filipa Range

Veja mais em A Cozinha Verde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.