“É posição da American Dietetic Association que uma dieta vegan ou vegetariana bem planeada é saudável, nutricionalmente adequada para todas as fases da vida (lactação, gravidez, infância, adolescência) e para atletas, podendo contribuir para a prevenção e o tratamento de certos tipos de doenças.” American Dietetic Association

Existem três motivos principais que levam cada vez mais portugueses a adotar uma alimentação exclusivamente à base de vegetais. São elas a saúde, a ética e o ambiente.

Os benefícios de uma alimentação vegan bem planeada resultam essencialmente da ingestão nula de proteínas de origem animal — colesterol e gordura associados —, bem como da ingestão superior de vitaminas, hidratos de carbono complexos, fibras, magnésio, ácido fólico, carotenoides e outros fitoquímicos importantes presentes nos alimentos de origem vegetal.

Nada como pôr em prática a teoria. E, para começar, uma interessante e deliciosa receita de Lasanha Vegan.

7 benefícios na sua saúde de uma alimentação vegan

No entanto, importa referir que a adoção de uma alimentação vegan não significa, por si só, mais saúde. Um vegan pode fazer uma alimentação 100% vegetal desequilibrada e deficitária em nutrientes importantes para a manutenção de uma boa saúde, com uso excessivo de alimentos processados (ricos em gorduras, sal e açúcares refinados), como fritos, refrigerantes, refeições ultracongeladas, entre outros.

Os benefícios associados à alimentação vegan têm em consideração um indivíduo que faça uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas, hortícolas, leguminosas, algas, oleaginosas e cereais integrais.

Posto isto e, esquematicamente, os principais benefícios para a saúde de uma alimentação equilibrada exclusivamente à base de plantas são os seguintes:

1. Prevenção de doenças crónicas

Uma dieta vegan reduz o risco de desenvolver doenças degenerativas crónicas, e outras associadas, como a obesidade, a hipertensão e a diabetes do tipo 2, devido à baixa ingestão de gorduras saturadas.

7 benefícios na sua saúde de uma alimentação vegan

2. Prevenção de doenças cardíacas

Uma alimentação rica em fibra, ácido fólico, antioxidantes e fitoquímicos está associada a níveis mais baixos de LDL (“mau colesterol”), o que contribui para a redução de doenças cardiovasculares.

3. Prevenção de doenças cancerígenas

A alimentação vegan é relativamente baixa em teor de gorduras, de alta densidade nutritiva e muito rica em fibra. Existe uma forte relação entre o consumo de fibra e a redução do risco de contrair certos tipos de cancro. Na alimentação 100% vegetal, predominam também substâncias — carotenoides, flavonas, betacarotenos e indóis — que retardam o desenvolvimento de alguns cancros.

7 benefícios na sua saúde de uma alimentação vegan

4. Prevenção de doenças degenerativas nervosas

Uma alimentação rica em antioxidantes diminui a propensão para o aparecimento de doenças degenerativas nervosas como o Alzheimer e o Parkinson.

5. Menor propensão a alergias

As alergias estão normalmente associadas ao consumo de alimentos de origem animal, como os laticínios, a carne e os ovos.

6. Melhoria do trânsito intestinal

A ingestão de alimentos ricos em fibras geralmente aumenta bastante numa alimentação 100% vegetal. As fibras protegem o nosso intestino, favorecendo assim o trânsito intestinal regular.

7. Aumento da esperança de vida, face à média

Segundo um novo estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), substituir a carne por fontes de proteína vegetais pode aumentar significativamente a esperança média de vida. A pesquisa, que examinou os efeitos de diferentes fontes de proteína na saúde, descobriu que a substituição de apenas uma pequena quantidade de carne vermelha processada por proteína vegetal reduz o risco de morte prematura em 34%.

Veja mais dicas em “A Cozinha Verde”.