Em Janeiro de 2013 decidi adotar um estilo de vida vegan depois de assistir a um documentário que me deu a conhecer toda a realidade por detrás da indústria animal, bem como as suas consequências na vida dos animais, na nossa saúde e no nosso Planeta.

Este documentário foi o primeiro contacto que tive com o veganismo, sendo que na altura ainda não se ouvia falar muito deste movimento nas redes sociais. Cinco anos depois, a expressão vegan ganhou especial destaque no nosso país. Desde restaurantes que apostam num menu vegan, a marcas de calçado, cosmética e até vinhos, são vários os negócios que têm surgido com base nesta premissa: não utilizar animais.

Contudo, são ainda muitas as dúvidas em relação a este estilo de vida, que tem ganho cada vez mais adeptos. Enquanto vegana e a trabalhar nesta área há alguns anos, posso dizer-vos que esta é uma das questões que mais me colocam numa fase inicial: afinal qual é a diferença entre um vegan e um vegetariano?!

Clique na imagem e prove a Melhor Mousse de Chocolate e Amendoim

Clique na imagem e prove a Melhor Mousse de Chocolate e Amendoim

Comecemos pelas definições:

Veganismo: "O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade". (fonte: Wikipédia)

Vegetarianismo: “O vegetarianismo é um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal (e.g. leite, ovos, etc.).” (fonte: Associação Vegetariana Portuguesa)

Os primeiros caracteres nas definições anteriores resumem aquilo que as distingue. O veganismo refere-se a um estilo de vida (vegan) e por sua vez o vegetarianismo a um regime alimentar.

Em termos práticos, um vegan é um indivíduo que exclui da sua alimentação e lifestyle (na medida do possível e praticável) tudo aquilo que tenha origem animal, que tenha sido testado em animais ou que contribua de alguma forma para a exploração dos animais. Incluímos aqui a alimentação, que é vegetariana estrita (sem carne, peixe, ovos, laticínios e mel), mas também o vestuário e o calçado, a cosmética, os produtos para a casa e as formas de entretenimento (como as touradas e os circos com animais).

Vegan versus Vegetariano: sabe qual a diferença?
Em Janeiro de 2013 Filipa Range decidiu adotar um estilo de vida vegan. créditos: @2014 artur

Por seu lado, um vegetariano é o indivíduo que pratica uma alimentação de base vegetal, independentemente das suas motivações e de decidir ou não alargar este aspeto às restantes áreas da sua vida.

Um vegan é também vegetariano, no que diz respeito à sua alimentação. No entanto, um vegetariano não é necessariamente adepto de um estilo de vida vegan.

Importa também referir que existem também subgrupos dentro da alimentação vegetariana que devem ser tidos em conta. São estes os ovo-lacto-vegetarianos (que excluem a carne e peixe e consomem os ovos e os lacticínios), e os lacto-vegetarianos ou ovo-vegetarianos (que excluem a carne e peixe e consomem os lácteos ou os ovos, respetivamente).

vegan

Pelo facto de não se mostrar tão prático o uso de todas estas terminologias no dia-a-dia, e de forma a tentar simplificar, normalmente é utilizado o termo vegan para mencionar uma alimentação 100% vegetal e vegetariano para mencionar uma alimentação 100% vegetal, ovo-lacto-vegetariana, ovo-vegetariana ou lacto-vegetariana.

Assim, é importante que o consumidor, ao querer optar por refeições 100% vegetais, questione sempre, caso o produto se diga vegetariano, se este é 100% vegetariano (ou seja, apto para vegans) ou se, por outro lado, contem ovos, leite (ou derivados) e/ou mel.

Em suma, o veganismo é uma filosofia de vida que assenta num regime alimentar vegetariano e o vegetarianismo é um regime alimentar que pode estar assente (ou não) numa filosofia de vida vegan.

Veja mais dicas em “A Cozinha Verde”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.