“Simples e saudável”, uma edição Manuscrito, inclui mais de 90 receitas para o dia-a-dia, onde não entram alimentos com glúten, cereais e açúcares refinados que, de acordo com a autora, Joana Moura, investigadora e consultora em ciências gastronómicas, “têm efeitos na degradação da saúde, com o aumento de doenças crónicas não transmissíveis”, como doenças cardiovasculares e autoimunes, diabetes, obesidade, cancro.

A autora explica o que devemos incluir no nosso carrinho de compras familiar: proteínas de boa qualidade, vegetais, frutas, sementes, frutos secos e gorduras boas. Optando sempre por vegetais e frutos sazonais, se tiver possibilidade invista nos de origem biológica, animais de pasto, peixes de alto mar, “não só porque são nutricionalmente mais ricos, mas também porque sabem melhor”, refere.

Livro: “Simples e Saudável” propõe-nos um regresso à comida verdadeira

O presente título nasce da constante procura da autora em saber mais, estar atualizada e pelo gosto em partilhar o conhecimento que adquiriu.

Há perto de 15 anos Joana Moura decidiu mudar de vida e dedicar-se a tempo inteiro à sua grande paixão, a cozinha. Graduou-se na escola superior Cordon Bleu, escola Pierre Hermé e escola Ritz Escoffier, em Paris. Participou em encontros de “Ciência, Arte e Cozinha” realizados em Paris e organizados pelo Professor Doutor Hervé This ("pai" da Gastronomia Molecular). Nestes encontros, apresentou o resultado de projetos de investigação, que valeram a Portugal vários prémios.

Em 2007, fundou juntamente com cientistas portugueses uma empresa de inovação em gastronomia, na área das Ciências Gastronómicas. Posteriormente tornou-se Mestre em Ciências Gastronómicas.

No final de 2011 lançou o livro “Cozinha com Ciência e Arte” (Edição Bertrand), premiado com o um Cook Book Award pela Gourmand Cook Book Awards e com o Prix de la Littérature Gastronomique, da Academia Internacional de Gastronomia.

Em 2013, lançou em co-autoria com a equipa da 2780Taberna o livro, “CSI: Comida Sob Investigação” (Edição Bertrand).

Livro: “Simples e Saudável” propõe-nos um regresso à comida verdadeira
Robalo com banana caramelizada. créditos: JoCooking

Joana Moura trabalha atualmente com vários chefes, dando formação e apoio de Investigação e Desenvolvimento (I&D), para o aperfeiçoamento das técnicas culinárias e a introdução de técnicas inovadoras. Estes processos são também acompanhados por um lado criativo, conjugando assim a ciência com a arte.

Desde 2013, pratica com a família um regime alimentar e estilo de vida paleo. É coautora e moderadora do grupo no Facebook sobre Dieta Paleo e Detox30 Dias, os “Jeitosos & Saudáveis” e do grupo “Paleokids e Famílias”.

No início de 2016, lançou o livro sobre este tema: “30 dias para mudar de vida, Detox Paleo” (Ed. IN), que procura ser um caderno de iniciação a uma alimentação mais consciente.

Juntamente com a Pediatra Joana Appleton Figueira lançou, no final de 2016, o livro “Comer bem, crescer saudável» (Ed. IN), o mais recente guia para pais e cuidadores, sobre como fornecer uma alimentação saudável, saborosa e consciente para bebés e crianças, assim como refeições em família e dias de festa.

“Simples e Saudável” chega aos escaparates com o preço de 19,95 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.