Pode causar um certo arrepio à primeira vista. Contudo, o alho negro mais não é do que o nosso velhinho amigo alho, de todas as cozinhas, depois de sujeito a um processo de fermentação. Logo, como aqui o vê, não está degradado, não perdeu qualidades, antes modificou-as e nunca o encontrará naturalme
Não pondo em causa as virtudes de um bom ovo cozido, mexido ou estrelado, há mais vida neste alimento para além destas preparações. E, magia, não precisa de muito trabalho para ter uns ovos belíssimos.
Aproveitar as cascas de frutas e vegetais é uma forma criativa de reduzir o desperdício alimentar e obter benefícios extras na dieta familiar. Caldos, infusões, farinha, geleias e chips de cascas estão entre as dez dicas que aqui lhe deixamos.
É doce, sabe e cheira a verão e, acima de tudo, proporciona pratos plenos de cor e em casamento perfeito com queijo, nozes, pinhões e pão. Propostas simples, mas muito elegantes.
O peito de frango não é uma carne muito interessante no que respeita ao sabor. Mas há soluções criativas para lhe mudarmos o rumo no prato, com molhos, recheios e marinadas. E, acredite, muitas vezes sem carregar nas calorias.
Os dias quentes pedem refeições leves, frescas e, se possível, saudáveis. Esta é a época ideal para “abusar” de saladas cheias de cor e sabor, de pratos frescos, leves e com tempo de preparação mínimo. Um bom molho (que se faz num abrir e fechar de olhos) faz toda a diferença.
O pêssego traz muitos benefícios para a saúde, da pele ao estômago, passando pela elevada concentração de vitaminas. Pode consumi-lo ao natural, mas também confeccionar deliciosas tartes, mousses e saladas.
No elenco de receitas para esta semana não faltam as saladas, mas também um clássico nos pratos de bacalhau. O entrecosto e as pataniscas estão entre as sugestões. Bom proveito.
De marisco, de bacalhau e de polvo, de preferência todos malandrinhos. Pratos de arroz que tratamos por “tu” à mesa e que não deixamos cair no esquecimento. Bom proveito.
Uma bela caldeira de chocos, os sempre presentes caracóis à portuguesa e umas gulosas amêijoas à Bulhão Pato estão nesta seleção de receitas que passam o crivo do bom petisco com sabor português.
Pedem-nos pouco tempo de cozinha e apenas alguma paciência para aguardarmos enquanto arrefecem no frigorífico. Por vezes nem isso, dado os ingredientes serem utilizados frios. Temos seis sobremesas infalíveis.
Antes de lhe propormos receitas criativas com salmão, eis que resolvemos um dos enigmas da humanidade: como tratar um salmão de forno sem o deixar secar? Depois de resolvido o mistério, aceite as propostas com este peixe saborosíssimo.
Os próximos dias trazem temperaturas elevadas. Como forma de combater o calor, nada como receitas frescas como saladas, ceviches, gaspachos entre outros pratos. Eis oito sugestões.
Sobem as temperaturas, cresce o desejo de um encontro com os areais, o mar e o céu azul. Contudo, nem sempre é possível passar da vontade ao ato. Neste caso, compensamos a saudade com oito refrescos de sabor a verão.
O sushi tem um visual apelativo por natureza. Como toda a arte japonesa, combina cores, forma e simetria com notável sentido estético. Este cuidado estende-se à forma de servir, que obedece a rituais bem definidos. Aqui ficam alguns conselhos.
O pêssego é uma maravilhosa fruta de verão, suculenta, amiga de uma alimentação equilibrada e, companheiro de inúmeras receitas. Diversifique a sua mesa com saladas, grelhados e assados tendo por base o pêssego.
Eis seis sugestões de gelados de pauzinho para preparar e saborear em casa. Comum a todas as receitas, o facto de nos pedirem pouquíssimos ingredientes.
Com agosto é pleno o verão e também o momento alto das férias estivais. À mesa, imperam os pratos repletos de frescura, cor e ingredientes a combinarem com a estação do ano. É o caso desta Salada de coração de boi com burrata, presunto e pesto de trufa. Prepara-a em seis minutos.
Os dias de calor pedem-nos refeições ligeiras, frescas e promotoras de saciedade. A fruta é um excelente complemento de saladas para toda a família. Aceite as seis sugestões que lhe deixamos.
Ao optarmos por uma alimentação vegan, surgem alguns desafios. O ovo é um deles, em concreto quais as alternativas ideais para o substituir. A linhaça e a água da cozedura do grão-de-bico estão entre os substitutos. Vamos descobrir cinco alternativas?
Uma espuma de pêssego leve e deliciosa, uma tarte repleta de finas fatias de fruta e pudins de chia com um marcante iogurte de cabra, ao qual se adicionou mel, estão nesta seleção de receitas que preparámos para lhe adoçar os dias.
Arejar o vinho, cheirar a rolha, procurar a madeira ou sentir-lhe a frescura através da espuma, são algumas das ideias feitas em torno do vinho. Mas, será que existe verdade em todas elas? Confrontámos com estas questões a engenheira alimentar Alexandra Costa. Fica o veredicto.
Diz o adágio que “no aproveitar é que está o ganho”. Disso mesmo nos dá prova a Tosta de ovo mexido e carne que aqui apresentamos. Também lhe propomos dois arrozes, uma receita de salmão, a combinar com limão, e umas pataniscas apaladadas. Bom proveito e boa semana.