Esta World Sushi Cup é uma das competições mais reconhecidas no que se refere à arte de preparar e confecionar sushi. Após a receção e apresentação de todos os concorrentes em Tóquio, a 22 de agosto, o passo seguinte passou pelo Kuro-obi Course, composto por um dia de formação técnica e outro de formação prática. As duas formações ditam as regras de que todos os sushimans necessitam para poderem participar neste campeonato.

Conhecidos os chefes aprovados neste exame, a etapa seguinte passou pela superação de dois desafios. Em primeiro lugar, a abertura de peixes e bivalves, cumprindo as normais Edumae Zushi (sushi tradicional) e posteriormente, a preparação de todas as peças de sushi necessárias e respetivo empratamento, de forma a obter a pontuação mínima exigida.

Concluídas as duas provas e a avaliação dos vários júris, que verificam fatores como a higiene, jaleca e apresentação dos chefes, estado do equipamento e a capacidade de organização, foram anunciados todos os finalistas. O segundo lugar coube ao chefe português Miguel Bértolo.

Chefe português conquista o segundo lugar em competição internacional de sushi
créditos: LMAM

Em competição estiveram 30 participantes internacionais, sendo que apenas 20 disputaram a final, na primeira edição da World Sushi Cup com participação portuguesa.

Miguel Bértolo nasceu em Lisboa em 1978. Formado em artes plásticas e cozinha avançada, Bértolo adquire conhecimentos com chefes de renome, especializando-se na “arte do sushi”, e certificado pela All Japan Sushi Association. É no Japão que consolida a sua posição na cozinha, com formação profissional em washoku (cozinha tradicional japonesa) na All Japan Sushi Academy Japanese cuisine com o Sensei Yamada Masamitsu e o chefe Fabio Ishizuka. Para além da certificação, firmou uma parceria com All Japan Sushi Academy (Japão) a fim de padronizar os métodos de ensino em Portugal na Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), nos cursos de cozinha japonesa e de criar um intercâmbio entre a cozinha japonesa e portuguesa em ambos os países.

A participação de Miguel Bértolo neste World Sushi Cup resulta do apoio da ACPP, MAKRO e Arroz Bom Sucesso.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.