Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença venosa, um problema de saúde que se agrava nos períodos de maior calor. Existem, no entanto, gestos preventivos. Saiba o que pode fazer para facilitar o fluxo do sangue nas suas veias.
Nem todas as pessoas precisam de dietas drásticas para conseguir emagrecer porque algumas nem sequer precisam de perder muito peso. Emagreça até seis quilos com um regime hipocalórico validado pela reputada nutricionista Iara Rodrigues.
Não é preciso passar horas no ginásio para ter um corpo de sonho. Estes podem ser facilmente feitos em casa ou noutro sítio e garantem resultados efetivos. Conheça o plano de treino validado pelo jornal científico da American College of Sports Medicine.
Em grande entrevista à edição de junho da revista Prevenir, já nas bancas, Francisco Miranda Rodrigues fala sobre os impactos psicológicos da pandemia viral de COVID-19 no processo de desconfinamento e no regresso à normalidade.
Somos o que comemos e também aprendemos em função do que ingerimos, pelo que existem alimentos que devemos privilegiar para obter melhores resultados. Saiba quais são as substâncias fundamentais, qual o seu papel e onde os pode encontrar.
Precisa urgentemente de emagrecer? Então este é o esquema que deve seguir! Um plano alimentar hipocalórico validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, que, além de eliminar gordura, também reduz volume e líquidos.
As palavras-chave são hidratação, proteção e segurança. Muna-se de líquidos e de equipamento adequado e junte-lhes conhecimento sobre os riscos do sol. Saiba ainda que tipo de calçado deve usar e os truques que deve interiorizar antes de ir.
O surto viral continua a suscitar muitas dúvidas. Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte responde à pergunta.
A dúvida é comum a milhares de portugueses. Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte responde à pergunta.
O surto pandémico de COVID-19 fez com que muitas consultas e exames médicos tivessem de ser adiados por tempo indeterminado. Tato Marinho, presidente deste organismo e diretor de serviço no CHULN, em Lisboa, explica o que muda.
Em média, consumimos cerca de 100 gramas de açúcar por dia, quando a Organização Mundial de Saúde recomenda que não se deveria ultrapassar os 50, precisamente metade. Saiba, por isso, quais são os preparados alimentares a evitar a todo o custo.
Aprenda a prevenir para não ter depois de remediar. Gestos de aplicação diária, validados por especialistas, que vão tornar o seu organismo ainda mais resistente às ameaças à sua saúde. Grande parte deles nem sequer é difícil de adotar.
Os primeiros 10 dias de desconfinamento não fizeram subir a curva epidemiológica em Portugal mas isso não significa que já se pode facilitar e ignorar as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais. Veja o que deve fazer para se proteger.
Protege a saúde cardiovascular, combate o colesterol e fornece cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio e ferro ao organismo. Um estudo internacional garante que o escocês é o mais saudável mas o português não se lhe fica nada atrás.
Sem ideias para as próximas refeições? Temos uma dezena de propostas para si! Das sopas mais nutritivas aos pratos que se preparam num ápice, sem esquecer as sobremesas mais deliciosas, são muitas as sugestões sãs para levar à mesa.
A probabilidade de desenvolver um aumenta com a idade, embora a doença afete pessoas de todos as faixas etárias sem exceção. Descubra as melhores técnicas para prevenir e combater esta patologia, que mata cerca de 250 pessoas por ano.
Em entrevista à edição de maio da Prevenir, já em banca e agora também em versão digital, João Breda, responsável pelo Programa de Nutrição, Atividade Física e Obesidade daquele organismo, alerta, contudo, para os desafios que ainda existem.
Existem mais de 80 tipos de distúrbios que afetam o seu descanso noturno. Deste leque variado de perturbações, destacam-se duas, a apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas. As recomendações do neurologista António Atalaia.
Acha que cuida suficientemente do seu? As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal mas, apesar dos muitos alertas e dos constantes e sucessivos apelos, há gestos essenciais que muitos continuam a menosprezar.
Numa altura marcada por uma quantidade infindável de dúvidas sobre o coronavírus e a patologia que causa, as pessoas que têm doenças crónicas, como é o caso da infeção por VIH, podem sentir-se mais ansiosas, avisam os especialistas.
O assunto tem sido debatido por muitos profissionais de saúde desde o início da pandemia. Carlos Robalo Cordeiro, médico, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, apresenta a sua tese.
Apesar de existirem grupos de risco, o SARS-CoV-2 não poupa ninguém. Carlos Robalo Cordeiro, médico, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, explica o que deve fazer perante esse cenário.
O regresso à tão desejada normalidade suscita uma série de interrogações. Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, responde à pergunta.
Cerca de 14% dos portugueses com mais de 40 anos sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica. Carlos Robalo Cordeiro, médico, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, responde à pergunta.