Há uma nova família de microalgas de água doce. A descoberta foi efetuada por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração da Universidade de Carlos em Praga, Universidade de Ostrava e Instituto de Biologia do Solo da Academia Checa das Ciências, na República Checa, e da Univers
Cãibras horríveis em todo o corpo foram os primeiros sinais de alerta que Vera Jordão sentiu e que percebeu mais tarde que se deviam à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença que já tinha matado o seu irmão.
Portugal registou até ao momento 1.527 mortos, 38.464 infetados e 24.477 recuperados. Os números foram divulgados esta sexta-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode permanecer em superfícies durante dias. Tenha em atenção a alguns objetos em particular, segundo as recomendações da Direção-geral da Saúde (DGS).
Um estudo publicado na revista científica BMC Public Health concluiu que as crianças do ensino pré-escolar passam, em média, mais de uma hora e meia (154 minutos) por dia em frente à televisão e outros dispositivos.
As estruturas obsoletas e reduzidas do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), bem como o facto de não ser reconhecida totalmente a sua diferenciação, estão a comprometer a capacidade de resposta do Hospital de Setúbal, denuncia a Ordem dos Médicos.
As visitas a Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e Estabelecimentos de Apoio Social para Crianças, Jovens, Pessoas Idosas ou Pessoas com Deficiência podem ser retomadas, a partir do
Portugal regista até ao momento 1.524 mortos por COVID-19, 38.089 infetados e 24.010 recuperados. Os números foram divulgados esta quinta-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Sushi, sashimi e outras preparações culinárias à base de peixe cru podem alojar o parasita Anisakis simplex. A Associação Portuguesa Defesa do Consumidor (DECO) explica como evitar a doença. Hoje é o Dia Internacional do Sushi.
Estima-se que, em 2050, a população mundial possa vir a aumentar para cerca de 12 mil milhões de pessoas. Destas, cerca de 60% deverá viver a menos de 60 km de distância do mar.
As alterações climáticas vão causar mais 250 mil mortos todos os anos entre 2030 e 2050 em todo o mundo, devido a má nutrição, malária e outras doenças ou golpes de calor, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A seca associada aos fenómenos das alterações climáticas e aquecimento global tem implicações severas na saúde humana, ao tornar os indivíduos mais vulneráveis a doenças mortais. Mas o planeta também sofre, aumentando a repercussão dos efeitos da estiagem na alimentação humana.
A humanização do prática clínica está na ordem do dia. Enquanto a relação médico-doente é uma prioridade na Europa, pouco se tem feito para se passar do conceito à prática. Falta de tempo e de recursos podem ser a justificação, mas Isabel Palmeirim, professora e presidente do Departamento de Ciência
Após anos de experiência e muitos milhões de vacinas administradas em todo o mundo, pode afirmar-se que as vacinas têm um elevado grau de segurança, eficácia e qualidade. Ainda assim, persistem alguns mitos. As seguintes informações têm a chancela dos médicos e especialistas da Direção-Geral da Saúd
Portugal regista até agora 1.492 mortos, 35.306 infetados e 21.339 recuperados da COVID-19. Os números foram divulgados esta terça-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal regista até agora 1.485 mortos, 34.885 infetados e 21.156 recuperados. Os números foram divulgados esta segunda-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a liderar o projeto MINECO - New Eco-innovative Materials for Mining Infra - que pretende desenvolver produtos eco-inovadores com origem em resíduos das minas de São Domingos (encerrada) e Neves Corvo (em exploração), ambas situadas no Alent
Nas últimas 24 horas registaram-se mais 203 casos de recuperação em Portugal. Total de infetados subiu para 33.969 e de mortos para 1.465. Os números foram divulgados esta sexta-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O mês de maio foi o mais quente registado em relação ao mesmo período nos anos anteriores no planeta, segundo o serviço europeu de mudanças climáticas Copernicus, que registou temperaturas muito acima do normal, especialmente no Ártico.
No total, a COVID-19 já vitimou mortalmente 1.455 pessoas em Portugal. Registaram-se até ao momento 33.592 casos de infeção. Os números foram divulgados esta quinta-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Tome nota de algumas indicações específicas para quem está doente com COVID-19, é cuidador ou esteve em contacto com superfícies que possam estar infetadas.