Nas últimas 24 horas morreram mais 262 pessoas em Itália por causa da COVID-19, fazendo aumentar para 31.368 o total e óbitos no país atribuído à doença.

O balanço feito hoje pela Proteção Civil italiana dá conta de que, desde que o vírus foi detetado em Espanha, a 21 de fevereiro passado, foram contagiadas 223.096 pessoas, juntando as 992 infetadas entre quarta e quinta-feira.

Grande parte dos novos óbitos, 111, ocorreu na Lombardia, a região mais afetada do país (norte), onde também se contabilizou mais de metade dos novos contágios (522).

Como voltar à rua em segurança? Todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para o regresso à nova normalidade
Como voltar à rua em segurança? Todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para o regresso à nova normalidade
Ver artigo

No que respeita ao número total de recuperados, são agora 115.288, um acréscimo de 2.747 face a quarta-feira.

Atualmente, existem 76.440 casos positivos da infeção em Itália. Por outro lado, 855 pessoas permanecem em unidades de cuidados intensivos.

O novo coronavírus, que provoca a COVID-19, já provocou mais de 297 mil mortes e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas, segundo um balanço da AFP.

Em Portugal morreram 1.184 pessoas das 28.319 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à COVID-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Veja o vídeo: O que acontece ao vírus quando entra em contacto com o sabão?

Gostava de receber mais informações sobre este tema? Subscreva a nossa newsletter e as nossas notificações para que nada lhe passe ao lado.