De 12 a 14 de julho, a Fortaleza da Póvoa de Varzim, acolhe o segundo Festival de Conservas. Uma festa com a presença de marcas conserveiras nacionais, degustações e harmonizações vínicas.
Chegados à aldeia de Maçussa, na Azambuja, temos encontro marcado com dois empreendedores: o português, sociólogo e também produtor agrícola, Adolfo Henriques, e o nepalês e chefe de cozinha, Tanka Sapkota. Ligação improvável, apenas aparentemente. Une-os trigos em vias de extinção, como o Barbela.
O Tivoli Carvoeiro, no Algarve, inaugura este julho uma série de jantares vínicos no restaurante The One Wine Boutique. No dia 12, está prevista uma celebração dos vinhos Quinta do Barranco. Já a 26, a homenagem faz-se aos vinhos comercializados pela IdealDrinks.
É às memórias de infância e viagens que Tiago Bonito, chefe de cozinha do Largo do Paço, em Amarante, vai buscar inspiração para a nova carta do restaurante com uma estrela Michelin. Um espaço instalado no hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, palácio do século XVI, com o rio Tâmega a seus pés.
Caminha, no Alto Minho, torna-se de 11 a 14 de julho uma espécie de paraíso para os adoradores de cervejas artesanais. À prova vão estar mais de 300 marcas de todo o mundo. Não faltarão novidades, comida de rua e muita música.
De 11 a 18 de julho, quem não dispensa o bom caracol, tem argumentos para se sentar à mesa em Loures. O concelho acolhe mais um Festival do Caracol Saloio e os petisqueiros agradecem. Quem for dado a outros comeres, vai encontrar uma área de street food.
Estamos a oferecer três exemplares do mais recente livro do mestre do thriller jurídico John Grisham. “A Vingança” tem a sua ação centrada entre os EUA e as selvas das Filipinas.
A 11 de julho, em Lisboa, celebra-se o primeiro “aperitivo” no Tsukiji. O restaurante de cozinha nipónica promete ´afterworks` com vinhos e saquês. A carta de petiscos é assinada pelo chefe de cozinha Paulo Morais
O histórico café A Brasileira, no Porto, acolhe a 9 de julho uma tertúlia vínica com o produtor Lavradores de Feitoria. Momento para os participantes conhecerem uma seleção de vinhos durienses. A entrada na iniciativa é gratuita.
A praia fluvial da Foz do Sabor, no concelho transmontano de Torre de Moncorvo, recebe entre 19 e 21 de julho um festival gastronómico com peixe do rio, frito, em migas e assado em molho de escabeche.
Para além dos destinos que já contemplava, como o Japão e a Tailândia, a ementa do restaurante Soão, em Lisboa, leva-nos agora à Indonésia e ao Laos. A rota é, como sempre, conduzida pelo chefe de cozinha Luís Cardoso e a sua equipa, com cozinheiros de diferentes nacionalidades.
Pêssego é sinónimo de verão. E queremo-lo, ao fruto, sumarento, de polpa doce, bom porte. Características que tornam o pêssego um excelente companheiro de doces e sobremesas. Selecionámos algumas deliciosas.
A 6 de julho, os oceanos e o clima, vão estar entre os temas abordados em nove curtas-metragens exibidas no auditório do Jardim Zoológico, em Lisboa. A 7ª edição do New York Wild Film quer sensibilizar para a conservação da natureza. A entrada é gratuita.
Até domingo, 7 de julho, as tapas vão assegurar a mesa na festa que lhes é dedicada em Braga. Onze países vão estar em mostra e prova no Palácio dos Biscainhos. Momento para apresentar a cerveja produzida com vinho verde.
Música, cerveja e diversão, são as palavras de ordem dos Nortada Sunsets. O primeiro pôr do sol festivo acontece, sábado, 6 de julho, no Carvalhido Beach Lounge, na marginal marítima da Póvoa de Varzim.
Não garantimos que sejam únicas, mas que estão entre as sobremesas mais fáceis de preparar e em pouco tempo, não temos grandes dúvidas. Testámos e provámos todas. São um mimo doce e, agradavelmente não muito calóricas (vá, uma ou outra um pouco mais, mas desculpamos).
Não é todos os dias que contamos com a inauguração de uma feira que durará quase todo um verão. Assim é com a FIARTIL, a Feira de Artesanato do Estoril, uma veterana nos certames com esta natureza, em Portugal.
Na Pampa, território sul-americano que abarca três países, amadureceu a cultura gaúcha e, com ela, uma prática secular do pastoreio de gado. Em Portugal, o Fogão Gaúcho é embaixador daquele mundo meridional. Casa de carnes e bons cortes que não desmerece na grelha as peças nacionais, nomeadamente do
Vila Nova da Barquinha, localidade ribatejana, recebe de 12 a 14 de julho o seu primeiro festival de Street Food. Uma festa que onde não se vai apenas trincar. O cartaz de animação inclui teatro, circo e música.
Juntar um grupo de amigos em volta de um copo de vinho tinto e petiscos, acompanhados pelo som do Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, é a proposta do Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, para sábado, 6 de julho.
Até outubro, a esplanada Um Elétrico Chamado Tágide, em Lisboa, apresenta aos sábados um novo brunch em duas versões. Frutas, baos, croquetes, vinho, estão entre as sugestões destas refeições para partilha.
A lula rivaliza com o polvo e com o choco no que respeita aos nossos amores por moluscos marinhos. Aqui, trazemo-la desde a preparação rápida, no micro-ondas, até uma deliciosa lula recheada com vegetais. Não falta a versão picante, com alhinho.