Lulas em molho cremoso de açafrão no micro-ondas

Lave bem 300 g de lulas (frescas ou congeladas) e limpe-as das vísceras no seu interior (pode, em alternativa, comprar lulas já limpas).

Com uma faca corte ao meio cada lula e guarde também os tentáculos. Coloque tudo num pirex de ir ao forno e regue com duas colheres de sopa de azeite, três colheres de sopa de molho de soja, uma colher de sopa de mel, duas colheres de chá de gengibre fresco ralado e um dente de alho picado. Deixe na marinada por umas horas.

Leve depois ao micro-ondas na temperatura máxima cerca de quatro a cinco minutos, sendo que a meio do tempo deve mexer.

Finalmente junte uma mistura de três colheres de sopa de molho bechamel com uma colher de chá de açafrão, envolvendo-os bem nas lulas.

Leve, de novo, ao micro-ondas na mesma potência, por mais três minutos ou até a mistura ferver e engrossar.

Sirva as lulas polvilhadas com sementes de sésamo e acompanhe com um couscous.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Lulas em molho cremoso de açafrão no micro-ondas

Lulas Picantes

Corte 800 g de lulas limpas em rodelas, lave-as e escorra-as.

Leve ao lume uma frigideira com quatro colheres de sopa de azeite, junte dois dentes de alho esmagados e, quando estiver bem quente, acrescente as lulas e deixe saltear.

Junte, depois, 40 g de bacon cortado em cubos, bem como o conteúdo de uma lata de tomate pelado e uma malagueta cortada em rodelas finas. Envolva bem.

Quando começar a ferver, adicione uma colher de sopa de vinagre, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até as lulas ficarem tenras. Antes de servir, envolva cuidadosamente 50 g de azeitonas pretas e duas colheres de sopa de coentros picados.

(Fonte: Teleculinária)

Lulas picantes

Lulas recheadas com legumes

Descasque uma cenoura e corte-a em cubinhos; limpe 100 g de feijão-verde e corte-o em pedacinhos; limpe meio pimento vermelho e outro tanto de pimento amarelo e corte-os em cubinhos. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal, deixe ferver, junte a cenoura, o feijão-verde, 100 g de ervilhas e os pimentos e deixe cozer durante cinco minutos. Escorra, reservando a água.

Descasque uma cebola e dois dentes de alho, pique tudo e aloure num tacho com duas colheres de sopa de azeite. Junte os legumes, mexa, acrescente 100 g de arroz integral cozido, um raminho de coentros e uma pitada de pimenta acabada de moer, desligue o lume e deixe arrefecer.

Pique os tentáculos das lulas, coloque dentro dos “sacos” das lulas, acabe de rechear com a mistura do arroz, sem encher demasiado, e feche com um palito.

Prepare o molho: Mergulhe cinco tomates maduros em água a ferver durante 20 segundos, passe por água fria, elimine a pele e as sementes e pique-os. Descasque uma cebola e três dentes de alho, pique e aloure no azeite até ficarem macios. Acrescente depois o tomate picado, 1 dl de vinho branco e uma colher de chá de orégãos, misture e deixe cozinhar durante cinco minutos.

Junte as lulas e 2 dl da água dos legumes, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 20 minutos. Retifique o sal, tempere com pimenta e sirva polvilhado com salsa ou coentros picados.

(Fonte: Teleculinária)

Lulas recheadas com legumes

Lulas em molho agridoce

Descongele e lave bem 1 kg de lulas e faça pequenos cortes, reserve.

Esmague num almofariz, até obter uma pasta grossa, dois dentes de alho previamente descascados, uma colher de chá de gengibre fresco e meia colher de chá de sal marinho.

Com essa mistura, esfregue e tempere as lulas. Adicione o sumo de meio limão e uma colher de sopa de azeite e envolva tudo muito bem. Reserve esta marinada levando ao frigorífico, por cerca de uma hora.

Numa tigela à parte, pique e prepare todos os ingredientes para o molho: Dois dentes de alho, finamente picados; uma chalota bem picadinha, uma colher de chá de gengibre fresco, uma colher de sopa de pimentos cortados miudinho, meia colher de chá de pimenta do reino moída, quatro colheres de sopa de azeite e uma colher de sopa de mel. Misture muito bem e reserve.

Após as lulas terem marinado escorra-as bem.

Aqueça uma frigideira ou wok em lume médio. Adicione uma colher de sopa ou duas de óleo de sésamo ou azeite, o suficiente para revestir o fundo. Junte as lulas escorridas. Esprema por cima o sumo de meio limão e deixe que cozinhem por uns minutos, até ficarem com um tom ligeiramente dourado. Retire para o prato de servir.

Na mesma frigideira e logo de seguida, deite os ingredientes do molho. Mexa e envolva bem, dois a três minutos, até que sejam libertados os sabores.

Deite sobre as lulas e acompanhe com salada e batata frita às rodelas (opcional).

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Lulas em molho agridoce

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.