Recheio de sapateiro delícia

Comece por preparar uma sapateira, retirando-lhe as patas. Abra a sapateira, agarrando a base e puxando, por forma a separá-la da carapaça.

Retire uns apêndices moles que se assemelham a plumas e que se situam em redor do corpo; de resto todo o interior da carapaça pode ser retirado para uma taça, bem como algumas ovas que possam haver na base.

Junte às ovas, três colheres de sopa de pickles, 100 g de queijo flamengo e um dois ovos cozidos, previamente picados. Envolva e esmague com a ajuda de um garfo.

De seguida junte três colheres de sopa de molho cocktail, três colheres de sopa de maionese, duas colheres de sopa de mostarda e 100 ml de cerveja. Junte a cerveja aos poucos para que o recheio não fique muito "aguado". Envolva.

E voilá!... prontinho a servir!

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Molho de sapateira

Amêijoas à marinheira na cataplana

Comece por lavar muito bem 1 kg de amêijoas, eliminando a areia que possa ter. Se necessário deixe as amêijoas durante algum tempo num recipiente com água e um pouco de sal.

Entretanto, descasque e corte uma cebola em meias luas e um dente de alho às fatias.

Na cataplana, verta um fio de azeite e adicione a cebola, o alho e uma folha de louro, deixe a cebola amolecer um pouco. De seguida, acrescente duas colheres de sopa de tomate e deixe cozinhar alguns minutos. Acrescente uma colher de sobremesa de farinha Maizena e envolva bem. Verta um copo de vinho branco, misture e deixe o molho levantar fervura. Quando levantar fervura acrescente as amêijoas. Tape a cataplana e com cuidado agite. Deixe cozinhar alguns minutos até que as amêijoas abram as suas conchas.

Com cuidado, abra novamente a cataplana, verifique se todas as conchas estão abertas, tempere com um pouco de pimenta e sirva com os coentros picados.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Amêijoas à marinheira na cataplana

Camarões estaladiços com molho de maionese

Pré-aqueça o forno nos 200 ºC.

Descasque 500 g de camarões 60/80 (idealmente sem casca). Seque-os bem em papel de cozinha, coloque-os numa taça e envolva-os num fio de azeite.

Tempere-os com um pouco de sal e pimenta preta, junte um pouco de raspa de limão e envolva-os, por fim, numa chávena almoçadeira de pão ralado.

Coloque-os num tabuleiro grande, sem ficarem sobrepostos, e leve-os ao forno durante cerca de oito minutos.

A meio da cozedura, vire os camarões para que fiquem estaladiços por todo (os camarões devem ficar com uma textura al dente e o pão ralado deve ficar seco e dourado).

No último minuto, passe a assadeira para um nível superior e ligue a função grill com ventoinha, para acelerar e garantir que o pão ralado fica o mais estaladiço possível.

Entretanto, prepare a maionese.

Comece por picar duas colheres de sopa de coentros frescos e reserve.

Coloque um ovo à temperatura ambiente no copo da varinha mágica. Junte uma colher de sobremesa de mostarda Dijon, um pouco de sal e pimenta preta, 200 ml de óleo de girassol e 40 ml de azeite extra virgem. Mergulhe a varinha mágica no copo, ligue-a e, lentamente, vá emulsionando a mistura, num movimento de baixo para cima.

Quando estiver bem ligada, passe para uma taça e junte uma colher de chá de ketchup (opcional), os coentros picados e as raspas de limão.

Prove e retifique os temperos, se for caso disso. Sirva com os camarões acabados de sair do forno.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Camarões crocantes no forno com maionese de coentros

 Gambas com gengibre

Descasque e pique uma cebola e três dentes de alho e aloure-os numa frigideira com duas colheres de sopa de azeite. Junte depois 600 g de gambas sem casca e deixe refogar por cerca de cinco minutos.

Adicione uma colher de chá de gengibre ralado, um pouco de açafrão e uma colher de sobremesa de salsa picada, tempere com sal e pimenta, regue com o vinho e deixe apurar durante dois ou três minutos. Retire do lume e sirva de seguida.

(Fonte: Teleculinária)

Gambas com gengibre

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.