Para surpreender na passagem de ano com um trio de cocktails cheios de classe, três dos mais badalados bares lisboetas, deixam-nos estas sugestões. Bebidas com as assinaturas do Avenew, Zazah e Red Frog.
Recuperando memórias familiares, o chefe de cozinha Rui Ribeiro apresenta-nos este bolo de bolachas, bem molhadas em café e manteiga, muita, e batida com açúcar e gema de ovo.
Milhares de cozinheiros domésticos já se renderam a esta receita de bacalhau com broa. Com meia dúzia de ingredientes bem portugueses, prepara um clássico das nossas cozinhas.
Doces fáceis e rápidos, receitas sem glúten, outras para lanches gulosos, assim como propostas para crianças; as receitas do blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?” estão, agora, numa app, com novidades todas as semanas
Tasquinhas, música, produtos locais, até 25 de dezembro a localidade beirã de Penamacor convida a mais uma edição de “Penamacor Vila Madeiro”. Uma iniciativa em torno das tradicionais fogueiras natalícias.
Para assinalar a quadra natalícia, o Hotel da Música, no Porto, sugere uma campanha mágica que engloba uma festa temática de passagem de ano e uma ceia e almoço buffet de Natal.
O Sem Cerimónias, bar de petiscos que abriu recentemente em Alvalade, em Lisboa, irá promover uma campanha, a 26 de dezembro, com o lema “Natal Sem Cerimónias e Sem Desperdício”.
Esta é cozinha de tradição, associada a um tempo de escassez e a uma mesa com recurso aos produtos locais. Receituário que é a reabilitado pela Tertúlia Algarvia, promotora dos comeres a Sul. No caso vertente uma sessão de cozinha em torno das Papas de Milho Doces. E não é que são uma maravilha.
Sim, não vamos negá-lo. Este bolo não é o candidato ao pódio das maravilhas do Instagram. Mas, se lhe dissermos que é um campeão de visualizações na Internet, talvez o comece a olhar de um outro ângulo. Se o sabor se visse, cairíamos logo de amores.
Na Invicta, a festa de fim de ano vai durar até às seis da manhã de 1 de janeiro, com a promessa de lugar garantido para mil pessoas. Uma passagem de ano de “Final Feliz”, na Antiga Casa Moura.
Todos temos “aquele” filme de Natal. Um género que não vem de hoje e que já nos entregou centenas de histórias inesquecíveis, nem sempre politicamente corretas. O que lhe propomos é que aceite o desafio de, em 10 perguntas, desembrulhar este quiz de Natal.
O recém-inaugurado Sagardi Cozinheiros Bascos, no Porto, vai abrir as portas a 24 e 25 de dezembro, para celebrar a quadra natalícia com os sabores da cozinha basca.
O SushiCorner, marca do Grupo SushiCafé, criou uma box especial para esta época natalícia, que inclui 50 peças de sushi. As peças podem ser compostas por salmão, atum ou o peixe branco do dia.
O restaurante, integrado nas caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, apresenta as sugestões da nova carta de inverno, com autoria do chefe de cozinha Ricardo Cardoso. Para o jantar de passagem de ano, há um programa especial e a entrada na nova década será celebrada com um brunch.
Chegado o Natal, a par com o bacalhau e o polvo, faz-se a mesa também com o peru. Damos-lhe o tradicional, com o recheio apetitoso. Acrescentamos-lhe, contudo, outras soluções para um peru deveras delicioso.
Pretextos não faltam para juntarmos à lista de compras para este Natal aquele livro indispensável na cozinha. Há os publicados por chefes de cozinha, outros com bolos irresistíveis; mas também os que levam ao prato o vegetarianismo. Boas sugestões entre os 14,00 e os 30,00 euros.
No Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, no Chiado, o Caffè di Marzano, que acaba de inaugurar, vai reger-se pelos momentos do dia. Por isso mesmo não há só um, mas três menus, com propostas diferentes ao correr do dia.
O pão de ló costumava fazer-se em casa e bater-se à mão. Era um trabalho de mulheres determinadas, de braços fortes e enérgicos, que durante quase uma hora batiam os ovos e o açúcar até os transformarem numa espuma cremosa e delicada.
É bebida milenar, tem o peso da tradição, moveu impérios, esteve na origem da proclamação de nações. Só por isto já nos merece o respeito. O chá é-nos aqui explicado com carinho e dedicação pela Sommelier de chá e Tea Blender Maria Ana Silva Vieira, também autora do livro “Receitas à Volta do Chá”.
No âmbito do projeto Ocean Wise, estão abertas candidaturas ao prémio Ocean Wise. O objetivo é levar todos os interessados, a apresentarem ideias para um melhor aproveitamento da esferovite, que tem como fim último o Oceano Atântico. Os vencedores recebem um premio no valor de 25 mil euros.
O vinho produzido em Oeiras vai estar, até 2021, a bordo do Navio-Escola Sagres, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães e da presença da embarcação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho próximo.
Para o dia 24 de dezembro, o Tivoli Avenida da Liberdade, em Lisboa, traz-nos as sonoridades da época festiva, com a artista Sofia Hoffman. Esta, dará um concerto de Natal ao fim da tarde, com os tradicionais christmas carols. A entrada é gratuita.
Quem gosta de dar presentes originais aos amigos ou familiares, pode ter num jantar no Kanazawa a oferta que procura. Paulo Morais, chefe de cozinha especialista em cozinha nipónica, preparou uma ementa Kaiseki, com os produtos da estação.