Sabia que existem pílulas de beleza que conferem densidade ao cabelo? E suplementos alimentares que fortalecem as unhas e melhoram a pele? Nos últimos anos, o mercado da nutricosmética foi também invadido por comprimidos e até bebidas que favorecem o bronzeado. O seu segredo dos produtos desta nova tendência de mercado, que tem vindo a conquistar um crescente número de adeptos, está nas substâncias que utilizam na sua composição. Estas são as principais que esta indústria utiliza:

- Polifenois de uva

Antioxidante que detém o processo de oxidação celular produzido pela poluição, o tabaco e as gorduras.

- Ceramidas

Protegem as fibras de colagénio e estão implicadas no processo de hidratação da pele. Convém não esquecer que as ceramidas naturais da pele diminuem com a idade, o que faz com que a pele se torne mais seca e áspera. A cosmética oral adiciona-as para evitar a formação de rugas daí decorrente.

- Carotenoides

São compostos lipossolúveis fortemente pigmentados, entre os quais se destacam o licopeno (responsável pela cor encarnada do tomate) e o betacaroteno (que dá a cor laranja à cenouras e abóbora), ambos com uma forte ação antioxidante.

- Ácidos gordos essenciais

São fundamentais para o organismo porque intervêm em todo o metabolismo. Entre os seus benefícios destaca-se a capacidade para contrariar a flacidez e fadiga da pele, fatores relacionados com o seu envelhecimento. Para além disso, conferem suavidade, firmeza, elasticidade e hidratação e previnem rugas e estrias, havendo ainda estudos que comprovam o fortalecimento de unhas quebradiças e frágeis. Um dos óleos mais eficazes na cosmética é o de borragem, rico em ácido linolénico e gamalinolénico.

- Isoflavonas de soja

Atuam como os estrogénios e combatem eficazmente os radicais livres, principais causadores do envelhecimento. Possuem grande capacidade de proteger a epiderme das agressões externas e de estimular a regeneração cutânea.

- Proteínas

Compensam a perda de proteínas naturais provocada pelo envelhecimento. A nutricosmética encontrou um enorme manancial nas proteínas marinhas, provenientes de peixes, algas e plancton, que não só atenuam rugas e manchas, como aumentam a espessura da pele e estimulam a produção de elastina e colagénio. A única contraindicação é não serem aconselháveis a pessoas alérgicas a peixe ou marisco.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.