Quanto mais pró-ativa for a participação dos pais na vida escolar da criança, maior é a probabilidade dela se dedicar ao estudo e, assim, melhorar o seu desempenho académico. É fundamental manter uma estreita relação entre ambas as partes, permitindo, regularmente, a troca de informações, sobretudo
As emoções são uma janela de nós próprios. O espelho do que sentimos. São sinais químicos e elétricos do nosso corpo que nos alertam para o que está a acontecer: o coração bate mais forte; a respiração acelera; os músculos contraem; as mãos tremem. Ora estamos felizes, ora tristes. Podemos estar euf
A preocupação com a imagem pode levar muitos adolescentes a cometer erros com consequências. Ana Serrão Neto, pediatra, explica o que deve fazer para os ajudar. "O cálculo nutricional deve ser personalizado e ajustado", adverte a especialista.
Em tempo de pandemia COVID-19, com significativa alteração do quotidiano de crianças e adultos, foram frequentes as queixas de perturbação do sono. Um artigo da médica pediatra Nádia Vieira Pereira.
Fala-se muito por estes dias do “novo normal”, como se tudo fosse, de facto, muito diferente do que era. Mas é nesta altura de algumas indecisões e adaptações que manter o ritual de comprar novo material escolar pode ser a motivação extra para enfrentar este ano letivo com muita garra.
Há tanta coisa para comprar no regresso às aulas. A lista é sempre longa e diversificada. O ideal é começar por fazer as compras num único lugar, onde encontra tudo para o seu filho ter um regresso em grande e com muito estilo.
A entrada na idade adulta não tem de ser um bicho-de-sete-cabeças. Eis alguns livros que oferecem pistas e lições para os seus filhos lidarem com a fase da adolescência da melhor maneira e com o menor número possível de dores de crescimento.
A partilha de informações rigorosas e de factos científicos sobre a COVID-19 poderá ajudar a diminuir os receios e ansiedades dos alunos. É fundamental que as crianças sintam reforçadas as suas capacidades de saber lidar com os efeitos desta pandemia.
Este é um passo fundamental para a desejável normalização do país, ainda que comporte riscos que, diz o governo, são necessários correr. O regresso à escola representa um sinal de esperança de que o pior pode já ter passado. Será que passou?
Variedade, equilíbrio, cor e sabor são princípios transversais à alimentação da criança, o que inclui o período escolar. Ou seja, um regime alimentar que propicie um bom desenvolvimento intelectual e físico. Com a nutricionista Cláudia Viegas, percebemos as bases da boa mesa na infância e as ementas
Seja com aulas exclusivamente presenciais ou com um registo ainda híbrido, convém que as casas estejam preparadas para rentabilizar o estudo dos mais novos.
Agrada-lhe aquele género de pessoa que não sabe lidar com uma vitória ou com uma derrota num jogo de uma maneira leve e divertida? Pois é. Se não quer que o seu filho se torne um adulto assim, ensine-o a saber perder.
Quarenta e oito por cento dos jovens admitem já terem sido vítimas de bullying online e offline e, desses, 71% admitem ter-se sentido incomodados e perturbados pelas mensagens recebidas ou troca de palavras.
Seja na viagem para a praia, seja nos passeios de fim de semana até ao parque, seja nas idas e vindas da escola, o veículo é o grande companheiro de muitas famílias.
Quando os adolescentes saem debaixo da asa dos pais há uma série de aspetos das suas vidas que deixam de ser conhecidos e monitorizados pelos adultos. Os pais ficam apreensivos por diversas razões, mas há uma preocupação que se destaca: a má alimentação.
A exposição prolongada ao sol pode resultar em queimaduras solares que, para além de dolorosas, constituem um perigo com consequências nefastas para a saúde humana.
Uma criança com boa autoestima, mais facilmente, gostará de si própria e das pessoas com as quais se relaciona. Eis algumas estratégias que deve aplicar na dinâmica com os seus filhos.
Os amigos que as crianças escolhem nem sempre são do completo agrado dos pais. Veja o que deve fazer para lidar com a situação da melhor forma e descubra quais são os erros que não pode, de todo, cometer quando lidar com os mais novos.
Esta é uma questão que frequentemente se coloca a pais e educadores, quando se defrontam com um período de férias mais prolongado, como é o caso do verão, do Natal ou da Páscoa.