Tem uma autoimagem positiva? Crescer com familiares que criticam a sua própria imagem corporal dificulta o desenvolvimento de uma identidade saudável, especialmente nas raparigas e nos rapazes não heterossexuais, segundo a ciência. Saiba porquê.
Dicas nunca são demais quando estamos a preparar a chegada de um bebé, sobretudo se estamos a passar por esse processo pela primeira vez. Há ainda uma sugestão para quem vai começar a introdução alimentar, para bebés a partir dos seis meses.
Brincar está na génese daquilo que somos, como nos projetamos, como nos compreendemos e reinterpretamos depois da projeção. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
Uma das principais queixas que surgem na prática clínica são as dificuldades, mesmo que encobertas, das crianças e adolescentes terem autoestima e segurança de si, como se, quase sempre se sentissem menos capazes que os seus pares.
A pandemia global de COVID-19 obrigou muitos portugueses a ter de apertar os cordões à bolsa, revendo gastos que não são prioritários mas que os mais novos não percebem. Conselhos úteis para explicar às crianças. As recomendações de uma psicóloga clínica.
Quando somos pais as palavras prático e eficaz são música para os nossos ouvidos. Assim, fique a conhecer as escolhas desta semana: entre uma solução de sono, uma sugestão de livro, um apoio de pés que é uma boa personalização de uma das cadeiras de refeição mais famosas do mundo e uma nova linha de
A maternidade mexe com uma mulher: por fora, no corpo, na energia; e por dentro, em tudo aquilo que uma mulher sente. Surgem várias questões: “será que sou capaz?”, “será que a culpa é minha?”, “serei suficientemente boa mãe?”.
Falando em particular das escolas e pensando em crianças e jovens com necessidades educativas específicas, a inclusão tem ainda mais impacto e uma maior importância.
Ainda que muitos pareçam inofensivos, a verdade é que nem sempre todos os peluches, jogos e materiais de fabrico são seguros para todas as crianças. Veja os cuidados que deve ter sempre que quiser oferecer um presente aos mais pequenos.
A educação é fundamental na vida de uma criança. E os bons exemplos são sempre essenciais para moldar comportamentos e atingir a felicidade que se pretende. Os pais devem servir de modelo moral para os filhos.
É essencial darmos espaço aos adolescentes para que possam ser eles próprios, com todos os seus lados, isto é, com os seus lados bonitos e capazes e com os seus lados mais assustados e mais frágeis. As explicações são das psicólogas Cátia Lopo e Sara Almeida.
Pais, filhos e professores devem transmitir aos alunos que mais do que avaliar, o fundamental na escola é usufruir, desfrutar das aprendizagens, dos diferentes tipos de conhecimento.
Um bom livro pode fazer magia quando temos de ocupar o nosso tempo. Agora que os fins de semana vão ser passados mais dentro de casa, não há desculpa para não folhear páginas com sonhos e histórias, reais ou imaginárias.
Mais do que as competências técnicas, os pais devem ir incentivando as habilidades comportamentais e sociais dos mais pequenos ao longo do ano letivo. Esse é, na opinião de muitos académicos, o segredo para se tornarem adultos bem-sucedidos.
Porque é que algumas crianças parecem não ser capazes de tomar banho, dormir, fazer os trabalhos de casa, ou até brincar, sem a presença de um dos pais?
Os pais não se tornam pais de repente, num estalar de dedos. Vão-se tornando pais aos pouquinhos e, tornar-se pai, ou Mãe, exige trabalho, tolerância, às vezes, esforço e sempre uma boa dose de amor.
Quanto mais pró-ativa for a participação dos pais na vida escolar da criança, maior é a probabilidade dela se dedicar ao estudo e, assim, melhorar o seu desempenho académico. É fundamental manter uma estreita relação entre ambas as partes, permitindo, regularmente, a troca de informações, sobretudo
As emoções são uma janela de nós próprios. O espelho do que sentimos. São sinais químicos e elétricos do nosso corpo que nos alertam para o que está a acontecer: o coração bate mais forte; a respiração acelera; os músculos contraem; as mãos tremem. Ora estamos felizes, ora tristes. Podemos estar euf
A preocupação com a imagem pode levar muitos adolescentes a cometer erros com consequências. Ana Serrão Neto, pediatra, explica o que deve fazer para os ajudar. "O cálculo nutricional deve ser personalizado e ajustado", adverte a especialista.