Mundos mágicos, aventuras empolgantes e animais surpreendentes: eis a receita para mudar de ideias de uma vez por todas. Dê uma vista de olhos nas sugestões da FNAC para dar aos membros mais novos da família.

O Diário de um Banana 15: Bater no Fundo, Jeff Kinney

Será um parque de autocaravanas muito duvidoso o pior que pode acontecer nas férias? Tratando-se dos Heffleys a resposta é obviamente não! O caos está instalado na nova aventura de Jeff, que das duas uma: ou se põe a salvo ou vai mesmo bater no fundo. Os mais novos vão adorar o regresso do seu ‘banana’ preferido e se se apressar, ainda lhes consegue oferecer uma primeira edição muito especial, que inclui dedicatória do autor.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling e MinaLima

Há livros que são verdadeiras obras de arte. E há também obras de arte que parecem ganhar vida. Pelo menos é o que nos leva a acreditar o trabalho fantástico de Miraphora Mina e Eduardo Lima, dos estúdios MinaLima. A dupla regressa com esta edição especialíssima da primeira aventura de Harry Potter, recheada de elementos interativos e exclusivos, como por exemplo a entrada mágica para o Diagon Alley. Convide os mais novos para uma viagem de sonho e que tal fazer-se convidado?

Uma Adolescente à Beira de um Ataque de Nervos, Mafalda Machado

O conflito de gerações, os amigos, as paixonetas e claro está as borbulhas. Os dramas de uma adolescente parecem não ter fim. Mas Mafalda Machado dá uma ajuda para os ultrapassar nestas 176 páginas recheadas de dicas para evitar ataques de nervos. Uma verdadeira bíblia para adolescentes, que os pais deverão ter à cabeceira, mesmo que escondida dentro da gaveta.

Contos de Grimm para Todas as Idades, Philip Pullman

Corria a década de 1990 quando Philip Pullman resolveu dar largas à imaginação e publicar a triologia que o transformou numa celebridade. Os portais mágicos e os mundos paralelos valeram-lhe prémios até mais não, mas a sua paixão pelo fantástico levou-o mais além, mais precisamente até à recriação dos famosos contos de fadas dos irmãos Grimm. Ao todo são 50 histórias reescritas e adaptadas a todas as idades, entre as quais Branca de Neve, Cinderela ou Rapunzel.

 

A Alma Perdida, Olga TokarczukJoanna Concejo

Um homem perdeu a alma e deixou de saber quem é. Eis um problema que talvez nem o médico vá conseguir resolver e que marca a estreia da autora polaca na literatura para os mais novos. Distinguida em 2018 com o Booker International e o Nobel da Literatura, Tokarczuk arrisca neste universo na companhia da sua compatriota Joanna Concejo, uma ilustradora que também não se pode queixar de falta de prémios no currículo.

Os Meus Primeiros Heróis Ativistas, Nila Aye

David Attenborough, Isatou Ceesay e Greta Thunberg são algumas das pessoas incríveis que os mais jovens vão adorar conhecer nesta obra de Nila Aye. E como estas não são figuras quaisquer, o livro não lhes fica atrás. Perfeito para os fãs da interatividade, vem recheado de imagens que se puxam e deslizam, desvendando tudo sobre os protagonistas. Uma prenda de Natal para as crianças aí de casa, ideal para desfrutar em família.

O Cuquedo: Livro Puzzle, Clara Cunha e Paulo Galindro

Será um leão? Nem por isso. É capaz de ser um pássaro. Esqueça. E muito menos é um avião. O Cuquedo é uma criatura pequena e peluda que adora armar confusão e assustar os habitantes da selva. Os mais pequenos vão adorar conhecê-la neste livro muito divertido, que recria um dos bestsellers infantis em formato. São quatro ao todo, que vão desvendar mais sobre o Cuquedo e as suas aventuras animalescas.

 

O Estranhão: Olha Quem Veio Para o Jantar, Álvaro Magalhães

Entreter os miúdos durante a pandemia de COVID-19 não tem de ser mais um problema. Álvaro Magalhães dá uma ajuda com a nova aventura de Fred. O pequeno protagonista está fechado em casa, mas mesmo assim arrisca-se a ser cortado ao meio num truque de ilusionismo, viaja até à Cidade Invisível e até meteu na cabeça que vê gente morta. É no que dá ser um Estranhão.

Histórias de Animais que Mudaram o Mundo, G. L. Marvel

Quem disse que os heróis têm de usar capa ou fatos estilosos? Ou mesmo ser humanos? Neste livro para os pequenotes, que o resto da família vai também querer espreitar, as missões impossíveis cabem aos animais. Da Laika, a cadela que desbravou o espaço para a espécie humana, à ovelha Dolly, que nos apresentou à clonagem ou a Lucy, passando pela chimpanzé que aprendeu linguagem gestual. Histórias fabulosas que têm mesmo de ser conhecidas e partilhadas.

Porque é que Temos de Lavar as Mãos?, Wonder Studio

O SARS-CoV-2 anda por aí, mas não está sozinho. O novo coronavirus tem a companhia de outros vírus e ainda de bactérias. E é por isso que este livro pode ser muito útil para os pequenotes aprenderem a defender-se. Porque devemos lavar as mãos? É mesmo preciso escovar os dentes? Será que se pode tossir sem cobrir a boca? Perguntas a que eles vão obter resposta, sem esquecer dicas para todos os dias e curiosidades sobre os avanços da ciência contra esta ‘bicharada’.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.