O BPA é adicionado ao plástico e usado no fabrico de materiais robustos e resistentes a impactos, desde embalagens de alimentos e bebidas até caixas de DVD e dispositivos médicos.

O problema é que o BPA pode ser ingerido ou absorvido através do contacto com a pele, o que significa que os seres humanos são regularmente expostos através das embalagens de alimentos e de bebidas.

Uma vez no corpo humano, o BPA perturba o sistema endócrino, principalmente as hormonas que regulam o metabolismo, o crescimento, a função sexual ou o sono.

Como resultado, os Estados Unidos proibiram o uso de BPA no fabrico de biberões e de embalagens para alimentação infantil.

França foi mais longe e proibiu o uso de BPA em qualquer embalagem que entre em contato com alimentos. As autoridades francesas acreditam que há certos passos que podemos dar para limitar a exposição ao BPA:

  1. Utilize produtos de plástico com rótulo a indicar que não contêm BPA ou, em alternativa, use plásticos como o polipropileno ou o polietileno.
  2. Não aqueça ou congele alimentos em recipientes de plástico que não sejam próprios para o efeito.
  3. Não consuma quantidades elevadas de alimentos e bebidas em lata, que são revestidas com BPA.
  4. Deite fora recipientes de plástico que se partiram, ficaram lascados ou são já muito velhos