Crie o ambiente perfeito em sua casa com estes truques e dicas de decoração. Tudo sobre estilos, cores, tendências e ideias de design para casa e jardim.
Pelas suas características intrínsecas, estas variedades botânicas revelam-se uma escolha segura para os amantes de flores e de jardinagem. Saiba o que as caracteriza, os cuidados que exigem no quotidiano e quais as formas de cultivo mais recomendadas.
As plantas que tem em casa necessitam de cuidados especiais ao longo de todo o ano e este mês não é exceção. Saiba quais são as tarefas a empreender para garantir um desenvolvimento são e harmonioso. As recomendações de quem sabe.
É inegável o conforto que proporciona. Tons pastel, padrões florais, tecidos mais leves, velas, mobiliário vintage, almofadas, gravuras inspiradas na botânica e na zoologia e até lustres vitorianos marcam este estilo decorativo, uma das tendências em voga.
Natural da Africa Ocidental, também é conhecida como figueira-lira. Não aprecia ambientes muito secos mas também não gosta de terrenos encharcados. Saiba o que a caracteriza e que outras preocupações deve ter para garantir o seu desenvolvimento.
O calor está aí e, por isso, é tempo de atualizar a sua varanda, o seu terraço ou o seu pátio, de forma a poder tirar o maior partido desses espaços na estação quente que se avizinha. E novidades não faltam na primavera/verão de 2021, como pode comprovar de seguida.
Esta altura começa a pedir idas à praia, convívios com familiares e amigos no campo e nas esplanadas, mas também exige cuidados indispensáveis que não deve, de todo, menosprezar. Saiba como aproveitar o melhor da primavera enquanto vai preparando o verão.
Cultive esta planta que pode consumir-se em saladas, refogada, cozida, em sopas ou noutros pratos quentes, em canteiros maiores ou, se tiver pouco espaço disponível, em floreiras ou até mesmo em vasos, na sua varanda ou no seu terraço.
O nosso clima permite a produção de fruta durante todo o ano em quase todo o país, desde que as variedades sejam bem escolhidas, plantadas e mantidas e, depois, regadas. As espécies mais recomendadas por um especialista.
As suas flores brancas exalam um perfume intenso e irresistível. O jasmim pode ser usado para a cobertura de treliças, de redes, de pérgulas ou ainda de paredes. Saiba quais são as variedades mais comuns e os cuidados que deve ter com elas.
O recurso a material vegetal nativo é uma opção viável e (mais) económica, uma vez que permite a criação de espaços conectados à paisagem e, sobretudo, de baixa manutenção, o que é uma mais-valia. As recomendações da arquiteta paisagista Joana Silveira.
A matéria resultante do processo de decomposição de resíduos verdes e de lixo orgânico é um excelente fertilizante natural para as suas plantas. Saiba o que (não) deve usar, quais os cuidados a ter e os passos que deve seguir para o conseguir produzir facilmente.
Ao contrário do que muita gente poderá pensar, não são árvores anãs nem tão pouco variedades botânicas geneticamente modificadas. Saiba como é que se desenvolvem e o que é que é preciso fazer para conseguir exemplares que enchem o olho.
Chamaram-lhe japandi e tem sido uma tendência crescente nos últimos anos. Alia a elegância intemporal da estética japonesa ao estilo moderno e funcional do design escandinavo e é, sobretudo, marcada por cores neutras, materiais naturais e peças artesanais. Inspire-se!
Há quem garanta que sim mas também são muitos os que desconfiam das propriedades destes resíduos. Teresa Chambel, arquiteta paisagista, blogger, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins, responde a esta pergunta.
Manter a casa arrumada nem sempre é possível, especialmente quando há crianças à mistura. Seja roupa, brinquedos ou loiça, há sempre qualquer coisa para organizar e quanto mais tempo passa mais a desarrumação cresce. Com algumas dicas a aplicar na sua rotina é possível inverter este cenário. Saiba c
Está na origem das manchas escuras nos tecidos que envolvem o colo e nas raízes mais superficiais. Pertence à classe das oomycetes, da família das pythiaceae. Saiba como combater aquele que é um dos responsáveis pelo apodrecimento da raiz das plantas.
Estão cada vez mais presentes no dia a dia gastronómico do cidadão comum, são saudáveis e mais nutritivos e, garante quem já experimentou, muito fáceis de cultivar. São o melhor da semente e da planta. Gostava de experimentar? Veja como proceder!
Há quem afirme que se desenvolvem melhor se estiverem em vasos virados para sul, os que se recusam a tê-las nos quartos com medo que lhe roubem o oxigénio durante a noite e ainda aqueles que estão convencidos que é preciso fertilizá-las muitas vezes.
As correntes de ar mais violentas podem danificar caules, folhas e flores. Proteja as espécies botânicas que cultiva e evite as quedas desnecessárias. Descubra algumas das várias possibilidades que tem à sua disposição para o conseguir e escolha as que melhor se adequam.
São muitas as espécies que existem à venda no mercado nacional. Estas variedades botânicas utilizam pelos glandulosos que segregam um líquido viscoso que atua como cola e que dificulta a fuga dos insetos que inadvertidamente pousam nas suas folhas.
A profusão de gotas de água nas folhas, quando o mau tempo abranda, é uma imagem sedutora para muitos. Além das figueiras-benjamim, das palmeiras, dos dragoeiros e das iucas, existem outros exemplares capazes de tolerar chuvadas e aguaceiros.
A instalação de uma banheira one-piece é muito mais do que apenas escolher uma peça para um espaço de banho e implica dedicar um espaço específico ao conforto e ao bem-estar.
Existem variedades botânicas, designadas muitas vezes por ervas daninhas ou como flora espontânea, que crescem em determinados locais, muito específicos. Podem, todavia, fornecer a jardineiros e agricultores informações utéis sobre aspetos edafoclimáticos.
Muitos preferem cuidar da roupa pessoalmente. Por mais que lavar, secar e engomar não sejam, para a maioria, das atividades mais prazerosas, existem no mercado inúmeras opções que facilitam essas tarefas no quotidiano. Algumas surpreendem pelo design funcional.