Manuela Veríssimo, professora e investigadora no ISPA – Instituto Universitário, foi distinguida com o Bowlby-Ainsworth Award em 2011, atribuído pelo Center for Mental Health Promotion e The New York Attachment Consortium pelas suas contribuições ao nível da investigação e ensino na área da Teoria da Vinculação.
Manuela Veríssimo tem dedicado a sua investigação ao estudo da relação entre a qualidade da vinculação quer à mãe quer ao pai e ao desenvolvimento sócio emocional da criança, analisando o envolvimento paterno nas actividades de organização/cuidados e de brincadeira/lazer e as consequências da participação paterna ao nível dos comportamentos da criança.
A investigadora concluiu que é quase sempre a mãe a realizar as tarefas práticas e que, tanto a mãe como o pai, participam nas actividades lúdicas, tendo o envolvimento paterno consequências positivas para o desenvolvimento sócio emocional da criança.
O Bowlby-Ainsworth Award, criado em 2003, reconhece as contribuições dadas à Teoria da Vinculação de John Bowlby e Mary Ainsworth.
As nomeações são feitas pelo Center for Mental Health Promotion e o The New York Attachment Consortium, em conjunto com os mais prestigiados investigadores internacionais na área.
14 de Abril de 2011
Comentários