"O sexo parece ser um importante canal por meio do qual os homens expressam os seus sentimentos amorosos", revelam pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, autores do estudo publicado na revista ‘Personality and Social Psychology Bulletin’.

O objetivo da pesquisa a 168 casais era averiguar quais as diferenças na demonstração de amor por parte de cada um dos géneros, chegando-se à conclusão que cada um dos sexos tem habilidade para o demonstrar, mas de formas diferentes.

A pesquisa acompanhou durante 13 anos casais no seu primeiro casamento. Homens e mulheres passaram por quatro entrevistas separadamente, em que eram convidados a descrever e analisar as suas últimas 24 horas.

Segundo os investigadores “a primeira entrevista foi dois meses depois do casamento, a segunda e a terceira no intervalo de um ano e a quarta depois de 13 anos --quando só 105 dos 168 casais ainda estavam juntos (56 tinham-se divorciado, três ficaram viúvos e quatro não foram encontrados)”.

Percebeu-se, então, que as mulheres demonstram afeto usando atitudes positivas, como elogios e beijos, para criar um clima agradável."Ao conter a 'negatividade' elas entendem que demonstram uma preocupação especial com o marido. A contenção é quase um auto sacrifício que dá espaço para os homens se afirmarem".

No caso deles, o afeto é expresso por meio do companheirismo, da partilha de atividades de lazer ou domésticas, e, principalmente,da vontade de fazer sexo com a parceira.

2 de agosto de 2012