Lourdes Monteiro conta no seu trajeto com três mudanças de carreira bem-sucedidas. Trabalha há 12 anos enquanto formadora e facilitadora de processos de gestão de mudança organizacional e há oito anos como Coach. Colaborou como consultora na Dynargie Portugal, é Associate Certified Coach pela International Coach Federation, co-autora do livro ‘Business Models for Teams’ e autora do livro ‘Quero Posso e Mudo de Carreira’. É ainda fundadora do Career Redesign®, processo que se destina a apoiar profissionais activos a conquistar a sua realização profissional.

Quem é a Lourdes Monteiro, empreendedora?

Sou uma pessoa que acredita que quando escolhemos o papel profissional que se adequa à nossa natureza passamos a nutrir o nosso próprio bem-estar, com benefícios colaterais para os que nos rodeiam. Enquanto empreendedora, é este o propósito que honro em todos os projetos que desenvolvo.

"Quero, posso e mudo de carreira". Quem quer, quem pode e quem muda efetivamente de carreira?

Da minha experiência, são as pessoas que se encontram numa situação profissional que as incomoda verdadeiramente. Nesses casos, procuram através do aumento do seu autoconhecimento estabelecer pontes com as necessidades existentes no mundo do trabalho, por forma a co-construírem uma realidade gratificante. Esse processo envolve trabalho, estar disposto a falhar e aprendizagem. Por isso, nem todos estão dispostos a fazer este caminho. Contudo, no meu entender, é recomendável que todos os profissionais entre os 25 e os 50 anos o façam. Perante as alterações de paradigmas no mundo do trabalho, mais cedo ou mais tarde, se o profissional não decidir fazer por si uma reflexão sobre a sua carreira, será o respectivo contexto onde se encontra a colocar-lhe esse desafio.

Autodiagnóstico: como saber que chegou o nosso momento de mudar de carreira?

Quando a nossa zona de conforto passa a ser de tal forma desconfortável que a ideia de uma possível mudança, apesar de assustadora, se torna a única alternativa ponderável. Eu considero que o ideal seria não ter de se chegar a este ponto. Até porque muitas vezes a ansiedade associada a essa situação é contraproducente na criação de cenários alternativos. Por isso recomendo a integração da prática de reflexão sobre a carreira e aprendizagem contínua como algo natural ao longo da vida activa.

O que é o career redesign?

O Career Redesign é um processo de suporte à reflexão sobre a gestão de carreira. Este processo permite um trabalho de autoconhecimento e ajuda na tomada de consciência dos recursos que cada pessoa tem, identificando também em que contexto e em que condições pode garantir um contributo com significado, mediante factores interpretados como de sucesso pelo profissional. Assenta na utilização dos princípios e ferramentas do modelo Business Model You, segundo o qual o desafio de cada um de nós é identificar a sua proposta de valor específica face ao contexto no qual se insere.

Metodologia Business Model You, do que se trata?

A Metodologia Business ModelYou é uma ferramenta que permite mapear o modelo de negócio pessoal de cada profissional. Ou seja, ajuda a identificar o que o profissional sabe fazer e que recursos possui para entregar determinado valor aos seus clientes, sejam eles internos ou externos. Ajuda o profissional a entender em que aspectos pode actuar para se sentir mais alinhado consigo próprio, tendo também em consideração as necessidades do contexto.

5 dicas sobre como desenhar o nosso modelo de negócio pessoal

  1. Descarregar a ferramenta onde pode mapear o modelo de negócio pessoal, como por exemplo aqui.
  2. Identificar quem são as pessoas / equipas / empresas que ajuda através do seu trabalho.
  3. Para cada ‘entidade’ que ajuda, definir quais as actividades críticas que realiza para estes e quais os recursos que possui que o ajudam a entregar essas actividades.
  4. Através de feedback dos seus próprios clientes identificar em que medida o seu trabalho impacta no trabalho deles. Esta é a sua proposta de valor.
  5. Como última dica, será importante compreender se se sente satisfeito e motivado com a sua proposta de valor ou se há algo no seu modelo actual que se for mudado o deixa mais feliz!

Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.