Liliana Ferreira Dias é licenciada em Economia e trainer de PNL. Com base na sua formação e experiência profissional desenvolveu um programa especializado para mulheres com mais de 30 anos que buscam novos rumos profissionais.

Quem é a Liliana Ferreira Dias empreendedora?

Se me pudesse definir em poucas palavras, diria que sou uma mulher apaixonada pela vida, enérgica e com um desejo desmedido de fazer acontecer.

O que é a realização profissional?

A realização profissional é algo bastante subjetivo e pessoal e passa principalmente pelo significado que cada um nós lhe atribui. De acordo com a minha experiência e tendo em conta a partilha das pessoas com quem me tenho cruzado, realização profissional está ligada à sensação de reconhecimento e valorização que sentimos em resultado do desempenho da nossa profissão.

E não menos importante é também a perceção de estarmos a experimentar o lado mais profundo das coisas e de que aquilo que fazemos nos aproxima do cumprimento do nosso propósito da vida. Ou seja, é a sensação de que fazemos o que fazemos porque há algo mais, e porque há um porquê mais elevado que nos guia.

Porque focas o teu trabalho nas mulheres acima dos 30?

A essência desta escolha está relacionada com o meu próprio percurso profissional. Foi depois dos 30 que comecei a duvidar e a questionar o meu caminho, e foi nessa fase da minha vida que me senti cansada, frustrada e aprisionada porque senti que não estava satisfeita nem realizada com o meu trabalho.

Foram uns anos de desafio, porque não conseguia projetar a minha carreira a fazer outra coisa que não a minha profissão da altura. O mais curioso é que me encontrava num momento de expansão profissional, sentia-me influente, experiente e poderosa, e nada disso me devolvia a sensação de reconhecimento e valorização.

Até compreender o que se passava comigo, e ter a coragem e determinação para transformar a minha vida, sofri imenso e vivi tempos de dúvida, incerteza e medo. É por esta razão que decidi facilitar o processo de mulheres que, assim como eu, experimentam estes desafios, e a minha intenção é levá-las pela mão, mostrando-lhes como é que eu fiz, com a certeza de que o processo de metamorfose é muito mais rápido e eficaz.

Que desafios enfrentam estas mulheres na busca pela sua realização profissional?

Os desafios são imensos. Para aquelas mulheres que escolheram viver em relação, os desafios começam logo com a gestão dos responsabilidades domésticas e familiares e a vida profissional que exige cada vez mais atenção, compromisso e investimento de tempo na carreira em detrimento do tempo aplicado à vida pessoal.

Para as que escolheram dedicar as suas vidas ao rumo profissional, mais tarde ou mais cedo, lidam com a frustração de terem descurado a sua vida pessoal em prol de um percurso profissional onde investiram tanto, e que, sem se aperceberem muito bem como e quando, deixou de lhes oferecer a realização profissional que tanto desejavam.

Para além disto, os maiores desafios são o medo de falhar, a dúvida, a incerteza, a sensação de que não são merecedoras e que deviam antes estar gratas por terem um emprego e uma carreira. As responsabilidades e os compromissos financeiros assumidos são também grandes inimigos da busca pela realização profissional e impedem as mulheres de acreditar que a concretização das suas ambições profissionais é mesmo possível.

Dá-nos 5 dicas sobre como atingir a realização profissional

1-Investe no desenvolvimento pessoal, ouve a tua intuição e explora quais os teus desejos e sonhos profissionais

2-Estabelece objetivos de carreira alinhados com o teu propósito

3-Aprende a dizer 'Não' e a conciliar a vida profissional com a vida pessoal

4-Pede ajuda sempre que necessário

5-Lembra-te que vais sempre a tempo de mudar e de que nunca é tarde demais para conquistar os sonhos profissionais e viver a vida que queres viver


Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.