A próxima missão espacial tripulada da China, programada para arrancar no próximo sábado em direção à estação espacial Tiangong ("Palácio Celestial", em português), e que visa prosseguir com a construção da estação espacial do país, vai incluir uma mulher.

Segundo a Agência Espacial Chinesa, a bordo seguirão o comandante Zhai Zhigang, de 55 anos, um dos primeiros astronautas da China; Wang Yaping, de 41 anos, a primeira mulher a visitar a estação, e Ye Guangfu, 41 anos, na sua primeira missão espacial.

A nave Shenzhou-13 será lançada no dia 16 de outubro às 00h23, hora de Pequim (17h23 em Lisboa), disse Lin Xiqiang, porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China, em conferência de imprensa, esta quinta-feira.

A missão Shenzhou-13, que significa "Nave Divina" em chinês, será a segunda missão espacial de Wang, que integrou a expedição Shenzhou-10, em 2013. Wang foi a segunda mulher chinesa a viajar para o espaço, depois de Liu Yang, a primeira a fazê-lo, em 2012.

China
Grupo de astronautas que parte no sábado para a estação espacial Tiangong (“Palácio Celestial”) créditos: AFP/Stringer

De acordo com Huang Weifen, planeador chefe da agência chinesa dedicada às missões espaciais tripuladas, a próxima tripulação vai ter três objetivos: verificar a sustentabilidade de longas estadias, realizar caminhadas espaciais para testar fatos espaciais e braços robóticos, e a realização de experiências científicas em órbita.

A tripulação vai passar seis meses no espaço, o dobro do tempo passado pela tripulação anterior.

Em setembro, a nave espacial Shenzhou-12 voltou à Terra, com três astronautas a bordo: Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo. Estes passaram 90 dias na estação espacial.

Atualmente, os astronautas estão em quarentena e a ser submetidos a exames médicos, após a sua permanência fora da Terra.

A estação espacial deverá estar operacional no próximo ano, para orbitar a Terra a uma altitude entre 340 e 450 quilómetros.

Com Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.