Apesar de o ambiente exterior ser o grande responsável pelo aparecimento das rugas e manchas, as horas que passamos trancadas diariamente no escritório também aceleram o nosso processo de envelhecimento. Descubra já como adiar este problema com algumas mudanças de (maus) hábitos. Estes são alguns dos erros mais comuns. A boa notícia é que todos eles têm solução:

- Não usar protetor solar porque passa o dia fechada numa sala fechada

Este é um grande erro! Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Montpellier, em França, constatou que o lado do rosto de trabalhadoras que ficavam voltadas para a janela apresentava sinais extremamente precoces de envelhecimento. Isso porque nenhuma janela é capaz de bloquear a passagem dos danosos raios ultravioleta. Os UVA, por exemplo, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, oxidando a região e quebrando as moléculas de colagénio. Daí resultam rugas, marcas de expressão e flacidez.

É maravilhoso estar sentada perto da janela, mas, se conseguir, mude. Agora, quando não há esta possibilidade, tenha sempre na mesa um protetor solar com FPS igual ou maior que 25 e não se esqueça de o reaplicar ao longo do dia. Uma base com filtro solar também é uma ótima aliada, já que os pigmentos são capazes de refletir melhor os raios.

- Respirar oxigénio pouco ventilado

Respira um ar (menos) puro? Uma pesquisa apresentada recentemente pela Bloomberg mostrou que o ar que circula dentro de um edifício comercial é 100 vezes mais poluído do que o de ambientes abertos. O que é preocupante se considerarmos que a poluição está cheia de partículas tóxicas que provocam inflamação na pele, envelhecimento celular e diminuição do colagénio.

Para contrariar esta situação, inclua na sua rotina de beleza produtos que contenham ingredientes antioxidantes, assim como no seu cardápio. Ingira grãos, vegetais de folhas verdes e frutas, que também são ricos nestas substâncias.

- Estar dependente do ar condicionado

Não vive sem ar condicionado? Apesar de aliviar o calor, o ar frio do aparelho não faz nenhum bem à pele. Quanto mais baixa a temperatura, menor será a humidade do ambiente. Uma ótima notícia para o cabelo frisado, porém terrível para a epiderme. Quando o ar carece de água, suga toda a humidade da pele, deixando-a extremamente seca e com a barreira de proteção prejudicada. Isto gera a tal inflamação que agrava o envelhecimento precoce. Outro lado negativo da pele seca é que deixa as linhas finas mais acentuadas, envelhecendo a cada minuto.

Beba obrigatoriamente dois litros de água por dia e não deixe de incluir fruta (melancia, laranja, abacaxi e tomate, por exemplo) e vegetais (pepino, espinafres e brócolos são boas opções) ricos em água, na alimentação diária, para contrariar o problema. Além disso, não é nenhum sacrifício ter sempre por perto um hidratante. Não quer estragar a maquilhagem? Invista numa água termal ou nos hidratantes em spray. Basta borrifar e deixar secar naturalmente.

Veja na página seguinte: O problema do barulho e da secretária desarrumada

- Ficar dias e dias sem arrumar a sua secretária

Uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos da América (EUA), descobriu que um simples teclado está no top 5 dos lugares mais contaminados por germes dentro do escritório. E sabe aquele espaço na mesa onde costuma descansar as mãos? Contém aproximadamente 10 milhões de bactérias, que são levadas diariamente ao rosto.

Esta é a situação perfeita para a diminuição das defesas da pele, enfraquecimento da barreira protetora natural e aceleramento da inflamação. Para não ser afetada por este problema, lave as mãos frequentemente e limpe a mesa regularmente, incluindo teclado e telefone. Como precaução tenha sempre por perto também um desinfetante em gel.

- Viver com demasiado barulho

Lida bem com o ruído? Um estudo da Universidade Cornell, em Nova Iorque, nos EUA, citado pela revista New Yorker descobriu que os trabalhadores expostos ao ruído de um escritório durante três horas apresentaram níveis mais elevados de adrenalina, uma hormona liberada durante períodos de stresse, que é um dos grandes vilões da inflamação cutânea, catalisadora do envelhecimento prematuro.

Use auscultadores e ouça as suas músicas favoritas. Se ainda assim for perturbador, existem diversas aplicações e sites que oferecem música ambiente relaxante. Isso é o suficiente para bloquear a cacofonia do escritório e ainda ajuda a melhorar a concentração.

Texto: Joana Brito

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.