Torne-se um vencedor! Como? Para a diretora da Vogue americana, Anna Wintour, comece por ser despedido. Na nossa opinião, há que ser feliz naquilo que se faz. Mas no que toca a ser bem sucedido há mais que se lhe diga. Saiba o quê. De jornalista a diretor de comunicação e estratégia de Tony Blair entre 1994 e 2003, o jornalista, escritor e assessor político Alistair Campbell, lançou recentemente, em meados de 2015, um livro sobre vencedores, «Winners, And How They Succeed», «Vencedores e Como Foram Bem-Sucedidos» em tradução livre.

Alistair Campbell sem dúvida que empregou o seu modelo OST (Objetivo, Estatégia e Tática), o mesmo que usou com grande eficácia para ajudar o ex-primeiro ministro britânico a vencer três eleições. De Hillary Clinton, a Arianna Huffington, passando por José Mourinho e pela Rainha Isabel II, são muitos os entrevistados que, neste livro, dão conselhos sobre como vencer. Mas há duas mulheres que se destacam entre todos os entrevistados. São elas a rainha Isabel II e a diretora da Vogue americana.

No caso da primeira, que na verdade não é realmente uma vencedora, a menos que se considere que Sua Majestade ganhou um prémio na lotaria genealógica, não houve nenhuma entrevista. É sabido que parte da estratégia vencedora da rainha dos britânicos é nunca dar entrevistas, uma tática não muito compreendida nos Estados Unidos da América. O livro cita a deliciosa resposta da produção do programa de TV «The Larry King Live Show» ao tomar conhecimento que a Rainha Isabel II recusou um pedido de entrevista. «Ah não! Isso significa que vai ser entrevistada para o programa da Oprah?», terá dito.

Para vencer… seja demitido!

O grande destaque é mesmo a longa entrevista no capítulo dedicado à poderosa diretora da revista Vogue norte-americana, que começa por dar um conselho curioso. Seja demitido! «Todos deviam ser demitidos pelo menos uma vez na sua carreira, porque a perfeição não existe», garante. «É importante ter contratempos, porque essa é a realidade da vida», continua. Caso se esteja a perguntar, Anna Wintour foi demitida do cargo de editora júnior da Harper's Bazaar após nove meses de trabalho, em 1975. Anna Wintour também revela em «Winners, And How They Succeed», que as pessoas «trabalham melhor quando têm responsabilidades» e aconselha todos a fingirem em determinadas situações.

«Mesmo que não esteja certo de si mesmo,finja que está, porque isso deixa tudo mais claro. A maioria das pessoas falta com a verdade», refere. Além disso, a diretora da Vogue americana também afirma que não gosta de demorar muito tempo a tomar decisões. «Eu decido rápido», assume. «Acho que ajuda as outras pessoas com quem se trabalha», justifica. «No mundo em que estamos é tudo sobre instinto e ser rápido a responder», declarou ainda a mediática profissional.

A winner Wintour

E quem não iria querer conselhos profi ssionais da diretora editorial mais famosa em todo o mundo? A mulher mais poderosa da moda entrou na Vogue em 1988, mas começou a sua carreira no jornalismo de moda em 1970, na revista Harper’s and Queen. Depois, já em Nova Iorque, tornou-se editora de moda da Harper’s Bazaar, revista da qual foi demitida. Na edição americana da Vogue, foi a responsável por colocar celebridades na capa, o que, apesar de ir contra algumas opiniões alheias, acabou por impulsionar a venda da revista, tornando-a líder de mercado até hoje.

E claro que a expertise está no sangue ou não fosse o mercado editorial um assunto de família. Anna Wintour é a filha mais velha de Charles Wintour, antigo editor do The Evening Standard. E o seu irmão, Patrick Wintour, é o editor de política do jornal britânico The Guardian.

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5 conselhos que vão fazer de si um vencedor

Pedimos à coach executiva Maggie João para dissecar alguns dos conselhos de Anna Wintour. A especialista ainda acrescentou outros. Leia-os com atenção, siga-os e vença! Estes são os cinco comportamentos a adotar:

1. Saia de casa e observe o mundo

«Aconselhar é sempre uma tarefa arriscada, porque todos somos diferentes e não sabemos qual a personalidade do leitor e as suas preferências. No entanto, há muita verdade nos conselhos de Anna Wintour», considera Maggie João. Enquanto para uns é muito importante fazer o luto para depois poder seguir em frente nas suas vidas, para outros, nem por isso. «No que toca à liderança, para mim, baseia-se, sobretudo, na inspiração transferida aos que lideramos. E aí concordo plenamente com Anna Wintour quando diz que temos de sair e ver coisas», desabafa.

«A inspiração pode estar em qualquer esquina, patente na forma como olhamos o mundo ou até mesmo como utilizamos o que nos rodeia para nos servir. É interessante ver que os líderes inspiradores são aqueles que estão bem consigo, com a vida e aceitam-na, não na esperança de se tornarem perfeitos, mas de se tornarem plenos», avisa ainda a coach executiva.

2. Mostre-se sempre confiante

Nunca transmita insegurança. «No que diz respeito a sermos confiantes, estudos científicos indicam que mostrarmos confiança, mesmo que não a estejamos a sentir a 100%, ajuda-nos a atingir metas», afiança Maggie João.

3. Pare e desligue

Outro ponto muito importante é realmente o saber desligar. «Embora não tenhamos um botão para ligar e desligar, especialmente quando vamos do trabalho para casa e vice-versa, é crucial para o work-life balance ou work-life integration que tenhamos estratégias que nos ajudem a focar no que temos em mãos naquele momento. Daí ser cada vez mais comum a prática de mindfulness e a sensação de estarmos realmente presentes no aqui e agora», refere a coach executiva.

4. Faça de um limão uma… limonada!

É uma frase feita que faz todo o sentido. Se a vida lhe dá limões, faça limonada. «Para vencermos em qualquer circunstância das nossas vidas (pessoal ou profissional) temos de saber lidar com os obstáculos. E, embora ignorar possa ser uma forma de o fazer, muito melhor será poder (e saber) transformá-los em algo que nos ajude a subir ao topo. Muitas vezes é preciso criatividade, mas estou segura que isso não lhe faltará quando estiver mesmo focada no seu objetivo e na sua concretização. Não tenha planos para a vida, porque ela pode ter planos para si», refere Maggie João.

«Às vezes vivemos rodeados de planos de carreira e de vida e, depois, trocam-nos as voltas. Obviamente é importante planear como vamos atingir as nossas metas. O que este ensinamento quer partilhar é que, se por algum acaso, esses planos não se concretizarem da forma que pretende, não se deixe ir abaixo, abrace essas diferenças e faça com que resultem para si. «Partilho aqui convosco a sabedoria que foi passada de geração em geração na minha família e que me tem ajudado a viver melhor», diz Maggie João.

5. Seja o seu melhor amigo

Este é outro conselho a ter em conta. «A única pessoa com quem vive sempre, 24 horas por dia, é você mesmo. Então seja o seu melhor amigo. Cuide de si, mime-se, seja e faça-se feliz, oiça-se e, sobretudo, não se ignore. Só assim poderá transformar e inspirar os outros», assegura a coach profissional.

Texto: Joana Brito com Maggie João (coach profissional)