«Sou a principal decisora de consumo no que diz respeito à alimentação, vestuário e automóvel», assume Susana Albuquerque, secretária-geral da ASFAC, Associação de Instituições de Crédito Especializado.

Além de todo o trabalho que a vida de mãe lhe exige, desenvolve programas de formação, aconselhamento e coaching nas áreas da educação financeira, gestão de finanças pessoais.

Simultâneamente, especializou-se como formadora de educação financeira e gestão financeira pessoal no Coalition for Consumer Bankruptcy Debtor Education. Qual é o seu segredo? «Planear», que é como quem diz definir objetivos de longo, médio e curto prazo, fazer listas de tarefas e compromissos semanais e procurar o equilíbrio entre a área profissional, familiar, social e física. «Na prática implica fazer um programa diário em que asseguro tempo para o que me dá energia e equilíbrio, nomeadamente exercício físico, meditação e tempo de reflexão pessoal», revela.
No que diz respeito à alimentação, vestuário, automóvel é ela a grande decisora da família, mas as grandes decisões, como a casa, escola ou férias são partilhadas. «Prefiro produtos biológicos e procuro fazer escolhas o mais sustentáveis possível. Compro o que é estritamente necessário e que tem o menor impacto ambiental, honrando sempre as perguntas de poupança financeira, perguntando se preciso mesmo disto? Será que posso encontrar uma alternativa grátis, reciclada ou mais barata e da mesma qualidade?», interroga-se constantemente.

Leia também a entrevista onde Susana Albuquerque explica a gerir as suas finanças em tempo de crise.

Texto: Ana Pimentel