O botulismo é uma contaminação alimentar pouco comum e potencialmente mortal, provocada pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, muito presente em conservas alimentares. Estas toxinas são o veneno mais potente que se conhece e podem danificar gravemente os nervos e os músculos.

Esta contaminação transmitida pelos alimentos resulta da ingestão de produtos contaminados, sendo as conservas caseiras a fonte mais frequente.

Quando se ingere um alimento contaminado, as toxinas penetram no organismo através do sistema digestivo. O botulismo provocado por feridas é consequência duma ferida infectada pela mesma bactéria. Dentro da ferida, a bactéria produz uma toxina que passa posteriormente para o sangue, provocando os sintomas.

Sintomas

Surgem, geralmente, 18 a 36 horas depois das toxinas terem penetrado no organismo. Os primeiros sintomas incluem boca seca, visão dupla e turva (com incapacidade de focar objectos próximos), pálpebras pesadas, e dificuldade em falar e engolir.

Em algumas pessoas surgem náuseas, vómitos, cólicas abdominais e diarreia. A musculatura dos braços e das pernas enfraquece de forma progressiva à medida que os sintomas vão evoluindo gradualmente, de cima para baixo.

A hospitalização é indispensável. Para eliminar as toxinas que ainda não tenham sido absorvidas pode-se induzir o vómito, limpar o estômago através de uma lavagem gástrica e administrar laxantes para acelerar o trânsito intestinal.

Alimentos de risco

Conservas caseiras, principalmente de vegetais, peixe, frutas ou condimentos, e alimentos mal cozinhados. As carnes de vaca, porco e aves e os lacticínios são também perigosos quando contaminados.

Se uma lata de conserva ficou aberta, inchou, ou se o seu conteúdo tem um cheiro estranho, deite-a fora imediatamente.

Ao cozinhar coloque os alimentos a uma temperatura mínima de
50º C, para eliminar as toxinas. Quando guardar comida já cozinhada confirme se está bem acondicionada.

Esta toxina pode chegar ao organismo pela ingestão, inalação ou absorção através dos olhos ou duma ferida na pele. Por isso, qualquer comida que possa estar contaminada deve ser deitada imediatamente para o lixo e deve ser manuseada com extremo cuidado.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.