O verão é a época do ano em que é mais fácil comer fruta. Por um lado, o leque de possibilidades alarga-se, por outro, a chegada do bom tempo propicia a ingestão de alimen­tos frescos. Assim, já não há desculpa que nos impeça de seguir as recomendações alimenta­res, ingerir duas a três peças de fruta por dia. Entre as propriedades destes frutos, são de destacar uma série de benefícios, como os cinco que lhe indicamos de seguida.

1. É hidratante

O seu elevado conteúdo de água (quase 80%) faz desta fruta um alimento com grande capacidade hidratante que não só cuida da pele, como favorece todo o seu metabolismo.

2. É nutritiva

São particularmente ricos em vi­taminas, minerais e fitoquímicos, entre eles, os flavonoides e fitofenóis, com poder antio­xidante, que combatem o envelhecimento celular.

3. É digestiva

A sua grande quantidade de fibra dietética favorece o funcionamento adequado do trânsito intestinal; para além disso, são depurativas e saciantes.

4. É mais leve

Apesar de conterem uma boa dose de hidratos de carbono, provenientes da frutose, fornecem poucas calorias devido ao seu elevado aporte de água (morangos, melão, melancia, pêssego...) e ao facto de não conterem gordura.

5. Tem muitas outras vantagens

Pode comê-la sempre fresca. Para além disso, nesta altura, a variedade é maior, mesmo que hoje em dia seja possível encontrar vários tipos de fruta durante todo o ano. Deve ainda ingeri-la por ser refres­cante, o que a torna ainda mais apete­cível do que outros alimentos mais calóricos. É também mais barata.

7 frutas a incluir nos seus menus de verão

Descubra, de seguida, os benefícios de alguns dos frutos mais típicos desta estação:

1. Morangos

Quase não contêm glícidos e são uma fonte importante de vitamina C e bioflavonoides. São bons para combater o colesterol, depurar o organismo e ainda evitar inflamações.

2. Uvas

Contêm taninos, polifenóis e fibra. Ricas em açúcares, não são, no entanto, recomendáveis em caso de excesso de peso ou diabetes. São boas para combater a prisão de ventre e a anemia e também favorecem a digestão.

3. Quivis

Possuem o dobro de vitamina C do que a laranja, e uma grande quantidade de água. São ricos em minerais e fibra.
São bons para a pele, para os ossos, para os dentes, para melhorar a qualidade do sangue e ainda para favorecer a absorção de ferro.

4. Abacates

Ricos em ferro e magnésio, e vitaminas B (ácido fólico) e E. Não abuse porque contêm muita gordura. São bons para as mulheres na fase da gravidez, para equilibrar os níveis de açúcar no sangue e ainda para prevenir e combater o cancro.

5. Pêssegos

É de destacar a sua riqueza em fibra e pró-vitamina A. O potássio sobressai entre os seus minerais. São bons para a visão, a pele, o cabelo, as mucosas e os ossos e ainda para reforçar as defesas.

6. Melão

Tem uma grande quantidade de água e abundância de ca­rotenos. Para além disso, tem muito poucas calorias. É um fruto bom para ingerir em dietas de emagrecimento. Para além disso, ajuda a combater o cancro e a depurar o organismo.

7. Melancia

É, sobretudo, rica em água, vitaminas e minerais. A sua cor vermelha deve-se ao lico­peno, um potente antioxidante. É boa para hidratar, depurar e saciar o organismo, sendo ainda recomendada em dietas de emagre­cimento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.