Já se consegue imaginar a usar aquele vestido justo que está guardado há meses? Então vai gostar de ler o que temos para lhe dizer! De facto, esta dieta é extremamente eficaz para perder aqueles quilinhos a mais de forma rápida porque reduz a ingestão de determinados hidratos de carbono, ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de proteínas. Não é uma dieta proteica ou proteinada pura e dura, que elimina os hidratos de carbono, as frutas e até as verduras.

É, sim, uma versão mais equilibrada, apta para todo o tipo de pessoas e com um ligeira possibilidade de adaptação, que é a chave para que possa ser seguida de forma realista e simples, sem riscos e sem que, por isso, perca eficácia. A introdução de determinados hidratos de carbono integrais de absorção lenta e de algumas frutas e verduras, nem todas são permitidas neste plano, melhora o trânsito intestinal e não provoca alterações no metabolismo e no sistema nervoso.

Emagrecer sem milagres. Biomédico indica a melhor forma de o conseguir
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A eliminação total de hidratos de carbono pode gerar episódios de ansiedade e depressão, uma situação que esta dieta acautela. A indicação mais importante deste plano é a de que não deve ser seguido durante mais do que uma semana. De qualquer a forma, a dieta pode ser repetida de tempos a tempos, quando sentir necessidade de eliminar as toxinas do organismo. Este regime hipocalórico está indicado enquanto regime de emagrecimento para homens e para mulheres com um excesso de peso médio/moderado, sem doenças incompatíveis com a adopção de um plano alimentar hipocalórico tendencialmente restritivo.

Em caso de dúvida, aconselhamos que fale com o médico que o acompanha habitualmente, que é a melhor pessoa para o aconselhar. Esta dieta é ideal para quem pretende emagrecer de forma rápida, tem tendência para fazer retenção de líquidos e/ou engordou nos últimos tempos. Seguindo a regra de fazer cinco refeições diárias, devem ser ingeridas duas porções/peças de fruta, verdura e proteínas diariamente. É também essencial beber dois litros de água por dia.

Ainda que a base sejam proteínas vegetais ou animais baixas em gordura, convém introduzir alguns hidratos de absorção lenta, nomeadamente pão de mistura, leguminosas, batata, arroz ou massas, ricos em nutrientes essenciais e fibra. Pode recorrer aos cereais integrais de manhã, por exemplo, desde que opte por versões sem açúcares adicionados. Beber infusões ou comer frutas com pouco açúcar, outra das dicas, ajuda a controlar o apetite e a gerar saciedade.

A receita do caldo detox

A base da dieta é uma sopa preparada com quatro alhos-franceses, dois nabos, uma cebola e um pouco de aipo, que deverá comer sempre que sentir fome. Para cozinhá-la, deve cortar os alhos-franceses em pedaços e salteá-los em azeite, na quantidade mínima indispensável, até que ganhem cor. Adicione o resto dos ingredientes também cortados em pedaços e junte cerca de um litro de água. Deixe ferver até que todos os pedaços fiquem quase desfeitos e tempere com (pouco) sal.

Os alimentos que não deve comer

Há ingredientes alimentares não recomendáveis nesta dieta. Durante esta semana, evite qualquer tipo de alimentos fritos ou refogados, álcool e doces. Estão proibidos hidratos de carbono de absorção rápida, incluindo refrigerantes, açúcar, alimentos açucarados, bolos de pastelaria e guloseimas. Ocasionalmente, pode beber um refrigerante light, mas apenas uma ou duas vezes ao longo da semana, por causa do gás, assim como chás frios e infusões sem açúcar e sumo de tomate caseiro.

E, claro, muita água. Reduza ao máximo o consumo de massa, arroz, batata e pão enquanto fizer esta dieta, preferindo sempre as versões integrais. Um pequeno quadrado de chocolate negro ajuda a acalmar os ataques de fome, mas pode fazê-lo só uma ou duas vezes ao longo da semana. Evite as frutas mais calóricas, como o abacate, o pêssego, a banana ou as uvas porque podem sabotar a dieta. Tente evitar algumas verduras como a alface, que pode potenciar a retenção de líquidos.

O plano que deve seguir em cada um dos dias

Estas são as refeições que deve fazer ao longo da semana em que segue o regime:

- Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 chávena de café + 1 fatia de pão torrado + 1 maçã
Almoço: 1 sopa de legumes + 150 gr de frango + 1 colher de sopa de arroz branco com brócolos
Jantar: 1 creme de espinafres

- Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 taça de cereais sem açúcar com leite magro
Almoço: 2 bifes de peito de frango + 1 colher de sopa de massa cozida + 1 salada de tomate
Jantar: 1 creme de legumes

- Quarta-feira

Pequeno-almoço: 1 chávena de café com leite magro + 1 fatia de pão torrado + 1 maçã
Almoço: 1 porção de peixe grelhado + ½ batata salteada com pouca gordura + 1 salada de alface
Jantar: 1 creme de cenoura

- Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1 taça de cereais sem açúcar com leite magro
Almoço: 1 creme de brócolos + 1 omolete de atum
Jantar: 1 creme de abóbora + 1 sanduíche de vegetais com fiambre de peru ou frango em pão integral

- Sexta-feira

Pequeno-almoço: 1 chávena de café com leite magro + 1 fatia de pão torrado + 1 maçã
Almoço: 1 espetada de verduras com peru
Jantar: 1 creme de legumes + 1 iogurte de frutas + 1 gelatina

- Sábado

Pequeno-almoço: 1 taça de cereais com leite magro
Almoço: 1 tigela de sopa de peixe
Jantar: 1 dose de verduras e legumes com camarão cozido salteados com pouco azeite

- Domingo

Pequeno-almoço: 1 chávena de café com leite magro + 1 fatia de pão torrado + 1 maçã
Almoço: 1 sopa de agrião sem batata + 1 bife de peru grelhado com salada
Jantar: 1 omoleta de legumes com cubos de queijo magro

- Todos os dias

Meio da manhã: 1 peça de fruta à escolha ou 1 sumo natural ou 1 laticínio magro
Lanche: ½ pão de mistura com queijo fresco magro + 1 peça de fruta ou 1 copo de leite magro
15 minutos antes das refeições: Alterne entre uma tigela de caldo detox ou uma outra sopa leve, consoante o seu grau de apetite

3 dicas para uma dieta de sucesso

1. Para potenciar os resultados da dieta, é conveniente fazer caminhadas a passo acelerado de, no mínimo, 30 minutos todos os dias.

2. Lembre-se que, depois de atingir o objectivo, e para conseguir manter o peso perdido, deve adotar uma alimentação sã e um estilo de vida saudável, principalmente no mês seguinte à dieta.

3. Se, por algum acaso, tiver necessidade de furar o plano, é importante que mantenha a máxima de fazer cinco refeições diárias, exercício físico e beber muita água. Se cometer algum excesso, compense no dia seguinte ingerindo sobretudo alimentos hipocalóricos.

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