São muitos os apologistas da expressão "Mens sana in corpore sano". Mente sã em corpo são, em tradução literal, é uma máxima a seguir no quotidiano, como aconselham os especialistas, até porque não nos devemos esquecer que o cérebro é o centro de operações que controla todo o organismo. Se este não funcionar corretamente pode causar perda de memória e até, em casos extremos, demências senis e alzheimer.

Tome, de seguida, nota dos alimentos e das substâncias que deve consumir para estimular o seu cérebro e assim prevenir possíveis patologias:

- Ácidos gordos ómega-3

Essenciais na composição da membrana celular dos neurónios, principalmente na maleabilidade e na passagem do impulso nervoso. Coma salmão, cavalinha e sardinhas.

- Vitamina B1

Tem um papel importante na função neuronal embora, cientificamente, este não seja inteiramente claro. A sua deficiência leva ao beribéri, uma doença que tem sintomas como confusão mental e neuropatia periférica. Coma cereais integrais, leguminosas e carnes.

- Provitamina A

Tem um papel importante no bom funcionamento da retina, sendo precursora de substâncias essenciais na estrutura da retina e na fotorecepção. Coma vegetais e frutas de cor amarela, vermelha e/ou laranja.

- Vitamina E

É o antioxidante lipossolúvel mais importante para o organismo, nomeadamente para o cérebro, já que é um órgão constituído essencialmente por lípidos. Os antioxidantes contrariam os efeitos nocivos dos radicais livres, evitando a oxidação naturalmente provocada pelo metabolismo do corpo. Coma frutas e sementes, óleos vegetais, gema de ovo e rebentos.

- Vitamina C

Outro antioxidante hidrossolúvel essencial na formação dos neurotransmissores serotonina e noradrelina. Também é importante na absorção de ferro. Coma laranja, limão e quivi.

- Alimentos ricos em fósforo, magnésio, iodo, cobre e selénio

Importantes na formação da membrana celular e na metabolização de energia, na transmissão e na atividade neuromuscular, entre outras. Coma peixe, frutos secos, laticínios, cereais integrais, leguminosas e marisco.

- Cálcio

Tem um papel importante na estabilidade das membranas celulares, influenciando as funções de transporte de iões através das membranas dos organelos celulares e a libertação de neurotransmissores nas junções sináticas. É fundamental para a transmissão nervosa. Coma laticínios e vegetais de folha verde.

5 alimentos-estrela a incluir na sua alimentação

1. Açúcar

Estimula a libertação de acetilcolina, que potencia a memória.

2. Azeite

Favorece o funcionamento da memória.

3. Lecitina de soja

Melhora a capacidade de memorização.

4. Sementes de sésamo

São ricas em lecitina, indicada para pessoas sujeitas a um grande esforço intelectual.

5. Alho cru

Estimula o funcionamento da memória.

Saiba, também, quais são os nutrientes que os seus órgãos precisam, consultando os seguintes artigos:

Alimente o seu coração
Alimente os seus ossos
Alimente os seus rins
Alimente os seus pulmões
Alimente o seu aparelho digestivo

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.