Esta é uma conversa a três vozes, a de quem entrevista e as da finlandesa Luise Vindahl e a do sueco David Frenkiel. Um casal que, a quatro mãos, escreveu o livro “Vegetariano Todos os Dias”. Nem sempre foi assim, David era um vegetariano pouco saudável. Luise Vindahl comia carne. Mas tudo mudou.
Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco esclarece se poderá ter um menor cuidado com a alimentação se praticar muito exercício físico e explica quais as influências da alimentação controlada e da atividade física na gestão do peso de homens e mulheres.
A propósito do livro “As Receitas do Fator pH” conversamos com a autora, a nutricionista Rita Boavida. Uma obra que nos sugere uma mudança alimentar. Reduzir a dieta acidificante, optando por alimentos alcalinos permitirá eliminar as toxinas, reforçar o sistema imunitário, melhorar a digestão. Rita
Para muitos, é a epidemia do século XXI. A obesidade é um problema de saúde pública associado a várias doenças crónicas. Contudo, é possível ser-se gordinho e apresentar uma saúde de ferro, garantem os especialistas. Saiba como!
Os sintomas da menstruação interferem no humor e comportamento de mais de metade das mulheres. Na véspera do Dia Internacional da Saúde Feminina, conheça alguns alimentos que ajudam a aliviar os sintomas.
A pimenta-de-caiena, uma especiaria muito em voga, ajuda a aliviar a dor e a combater alergias. Vários estudos internacionais enaltecem ainda o seu poder saciante. Tem ainda um efeito benéfico em vários tipos de cancro.
Todos os especialistas estão de acordo. É a que melhor nos faz e não devemos abandoná-la porque é equilibrada e contém todos os nutrientes. Mas, afinal, em que consiste este tipo de regime alimentar? As respostas a todas as suas dúvidas!
Um terço da população mundial tem problemas de malnutrição, sendo muitos deles causados por uma ingestão calórica exagerada. Muitos dos casos obrigam ao recurso a fármacos e até a tratamentos específicos, habitualmente morosos.
Este fruto, que tem um efeito diurético e depurativo, é ótimo para controlar a prisão de ventre, graças ao seu teor em fibra e mucílagos. Além disso, é recomendado nos planos alimentares de com problemas cardiovasculares.
Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim? As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
Saúde, ética e ambiente são, por si só, três sugestivos pontos de partida para empreendermos uma mudança na forma como nos alimentamos e o estilo de vida que seguimos. Filipa Range, do blogue “A Cozinha Verde”, explica-nos os principais benefícios de uma alimentação vegan. Sete pontos que fazem toda
Sabia que, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, cerca de um terço dos portugueses sofrem de intolerância à lactose? Esta existe em graus variáveis na população, podendo ser permanente ou temporária. As explicações são da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos.
Versátil, saboroso e nutritivo, é um legume antioxidante que deve integrar o seu plano alimentar diário. Devido ao seu elevado poder saciante, reduz a absorção de gorduras, sendo por isso indicado para dietas de emagrecimento.
Queimar mais calorias aumentando o exercício físico é, para muitos, o caminho a seguir. Essa está, no entanto, longe de ser a única recomendação que muitos especialistas, nacionais e internacionais, fazem aos seus pacientes.
Desde o início da década de 1990 que quem procura perder peso ouve falar dela mas será que funciona mesmo? Saiba quais são as combinações que (não) pode fazer e veja o que deve ingerir durante as três refeições principais do dia.
E se os rótulos tivessem o total das calorias na embalagem? Será que os comia ou desistia? Veja esta série de imagens e conheça o aporte calórico de produtos comuns do dia a dia.
Consuma cada alimento na época própria. Assim, pode aproveitar todo o seu sabor e tirar maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.
Independentemente das épocas e das estações do ano, há ingredientes que devemos ter sempre na nossa cozinha. Conheça a lista dos básicos que ajudam a salvar imprevistos.
Um estudo realizado por investigadores da UCLA descobriu que uma substância chamada capsaicina existente na pimenta pode realmente aumentar o nosso gasto energético, aumentando a produção de calor.
Sim, são! Saiba por que não pode (mesmo) prescindir destas substâncias orgânicas presentes em muitos dos alimentos que ingerimos diariamente e que são necessárias para equilibrar as funções vitais do organismo.
As magras têm um corpo perfeito? Sem estrias nem celulite? Um corpo definido e sem casca de laranja? Não. Isto é um mito que importa desmistificar. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.
Antialérgica, a espirulina tem uma ação saciante, sendo por isso útil em regimes de emagrecimento. Para além disso, atua como imunoestimulante e é ainda coadjuvante no tratamento de doentes oncológicos e seropositivos.