A baunilha é uma especiaria muito apreciada em todo o mundo. Tem origem no México e é cultivada em países com maior humidade relativa do ar. É extraída das sementes das vagens secas da Vanilla planifolia e utilizada para aromatizar bolos, gelados, produtos de pastelaria e também na produção de perfumes e extratos de aromaterapia. Têm-lhe sido atribuídas, nos últimos anos, propriedades benéficas para a saúde.

Há quem fale, inclusive, num potencial antioxidante que, todavia, ainda carece de confirmação. Não existem, até à data, publicações que confirmem este efeito em seres humanos até porque o seu consumo é muito limitado e sempre associado a produtos alimentares que, pelo seu teor em açúcar (bolos e produtos de confeitaria) podem, até, conduzir a um aumento de peso.

Existe também alguma curiosidade em se confirmar o potencial da baunilha para promover uma maior saciedade e, por essa via, fazer parte de uma estratégia para a perda de peso, em extratos de aromaterapia. Alguns autores sugerem que o aroma a baunilha, presente em velas aromáticas ou mesmo em pensos embebidos em baunilha que se colocam na pele para se inspirar o aroma ao longo do dia.

Esta, que é uma uma prática comum em vários países, pode promover a redução do apetite, favorecendo o processo de emagrecimento nas pessoas que seguem um regime hipocalórico. Esta possibilidade ainda carece, contudo, de confirmação e de validação científica. Na pele, o óleo essencial de baunilha, aplicado em massagem, ajuda a combater situações de pele seca e desidratada, ansiedade, stresse e melancolia.

Texto: Miguel Rego (nutricionista) com Luis Batista Gonçalves (edição digital)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.