Quer exibir um corpo mais próximo do da imagem que gostaria de ter de si? Sugerimos-lhe uma dieta que pode ser seguida durante o tempo que achar adequado e, se tem tendência para engordar, talvez seja uma boa opção convertê-la em modo de vida, variando o menu de acordo com os seus gostos. Nós damos-lhe os conselhos e o plano semanal. Está nas suas mãos pôr em prática a teoria. Esta dieta fornece ainda uma porção suficiente de proteínas que se pode adaptar às preferências de cada um.

Pode ser carne, peixe ou queijo, desde que sejam produtos frescos. Nesta dieta, os legumes, as saladas e a fruta estão sempre presentes, variando todos os dias. O aporte diário de calorias nesta dieta situa-se nas 1.500 kcal, podendo atingir as 1.800 kcal se aumentar um pouco a quantidade de alimentos ingeridos em cada refeição. Mas lembre-se que só perderá peso se comer menos calorias do que as que gasta habitualmente e, se fizer exercício, aumentará a massa muscular e esta acelerará o metabolismo basal.

A essência da dieta

Este regime adapta-se muito bem quer coma em casa ou fora. O único inconveniente que pode encontrar é se está habituado a comer muito, sem controlo e fora de horas. Se esse é o seu caso, seguir a dieta exigirá um esforço para se adaptar a horários e a uma forma de se alimentar mais restringida. De qualquer forma, prefira sempre alimentos pobres em gordura, mas ricos em elementos nutritivos.

Evite a hipoglicemia, já que ao pequeno-almoço comem-se cereais integrais, proporcionando uma absorção gradual e constante de glicose por parte do intestino delgado. Saiba ainda que é preferível consumir alimentos provenientes de explorações biológicas, sempre que seja possível, apesar de serem mais caros. Com este tipo de alimentos evita-se ingerir toxinas procedentes de químicos e inseticidas, habituais na agricultura tradicional.

Os segredos do seu êxito

O sucesso do funcionamento desta dieta está relacionado com o facto de incluir uma porção saudável de diferentes nutrientes como hidratos de carbono, proteínas, fibra, entre outros. Vejamos as vantagens de cada um destes:

- Hidratos de carbono

Os açúcares simples foram substituídos por adoçantes, mas, às vezes, é permitido usar uma colher de açúcar amarelo. Os restantes hidratos serão complexos, já que libertam energia de forma lenta.

- Proteínas

A dieta é composta por carne de frango, peru, vaca e borrego. Os aminoácidos que contêm intervêm na formação da massa muscular. Além disso, um deles, o triptofano, favorece a formação de melatonina substância que tem um efeito relaxante. Também é essencial para que o corpo sintetize a vitamina B3 (niacina) que é necessária para a transformação dos alimentos e bom funcionamento do aparelho digestivo.

- Gorduras

São utilizadas em pequena quantidade (porque também são necessárias). Prefira as de origem vegetal.

- Fibra

Está presente nos legumes, produz a sensação de saciedade e reduz a assimilação de parte dos hidratos de carbono e gorduras que se ingerem.

- Micronutrientes

Tem um aporte adequado de micronutrientes (vitaminas e minerais), o qual não exclui o uso de suplementos, sempre que sejam recomendados por um especialista.

- Líquidos

Precisa de beber dois litros de água por dia. Também pode ingerir infusões e sumos light. Não beba bebidas alcoólicas ou com gás.

Veja na página seguinte: O tempo de duração da dieta

O tempo de duração da dieta

A duração da dieta pode ser indefinida. Mas claro que se deve fazer variações caso a siga mais do que dois meses. Por exemplo, convém introduzir um prato de legumes e outro de massa ou arroz integrais duas vezes por semana, mas sempre ao almoço, pois durante a tarde, podemos gastar as calorias ingeridas.

O que deve evitar

Para não atrapalhar a sua dieta, existem certos aspetos que deve evitar e que poderão ser maléfico para os resultados que pretende atingir. Assim, evite os menus do dia e escolha pratos confecionados a vapor ou grelhados, assim controlará o aporte de gorduras ou peça uma salada (que deve ser temperada por si, evite o sal) e alimentos sem molhos nem guarnição. Não se deixe também levar por doces e guloseimas. Diga adeus às tartes, aos bolos, às torradas com manteiga ou doce, frutos secos.

Uma vez por semana, coma um quadrado de chocolate negro, que o fará sentir bem. Evite ao máximo ir trabalhar sem tomar o pequeno-almoço, pois se o fizer terá um ataque de fome a meio da manhã e pode não conseguir resistir à tentação de comer o que não deve como snacks e afins. Bebidas como a cola não são recomendáveis pois, devido ao seu alto conteúdo em fosfatos, mobilizam o cálcio e provocam osteoporose e outros problemas.

Não salte refeições pois o resultado poderá ser uma enorme vontade de devorar tudo o que encontrar na refeição seguinte. Além disso, evite cozinhar quando tem fome pois tal potencializa que prove demasiadas vezes o que está a preparar. Se, regra geral, come fora de casa, avise o empregado do restaurante que não quer pão, nem manteiga, nem vinho. Peça, por exemplo, peixe com legumes e, como sobremesa, beba uma infusão digestiva (menta, camomila, poejo) ou um café.

Não coma até ficar cheio, isso apenas fará com que se sinta sonolenta e pouco atenta. No caso de comer em casa de outras pessoas, o melhor é provar um pouco de tudo, prescinda do doce e beba uma infusão. Não petisque antes da refeição e beba apenas água. Antes e depois dessa refeição não coma muito, pois, por mais cuidado que tenha, terá tendência para exagerar um pouco. Quando se trata de uma festa, tente comer o que lhe é permitido pela dieta e beba água com gelo e limão.

Prefira canapés que não tenham manteiga ou maionese, bem como pratos demasiado calóricos. Prescinda do álcool e dos doces. A única excepção é o vinho tinto que é rico antioxidantes e, por isso, pode tomar um copo de vez em quando. Recomendamos ainda que prescinda do álcool e dos doces, sendo o vinho tinto a única exceção, pois é rico em antioxidantes e, por isso, pode tomar um copo de vez em quando.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja mais sobre

Veja também

 
 

Comentários