Emagrecer de sorriso estampado no rosto! É isto que lhe propõe a Dieta da Felicidade. Um plano concebido por Humberto Barbosa, nutricionista e fundador da Clínica do Tempo, que já ensinou a centenas de pessoas os segredos de uma dieta bem-sucedida. De acordo com o especialista, os resultados desta dieta são garantidos, mas obrigam a uma série de procedimentos que não deverá descurar, se pretender tirar mesmo partido das vantagens deste plano de emagrecimento.

Antes da dieta

Planifique os alimentos que deve comer durante a dieta. Ainda que sejam muito habituais em qualquer casa, é possível que algum seja mais difícil de encontrar. Esta dieta permite-lhe substituí-lo por outro parecido.

Durante a dieta

1. Os almoços e jantares podem ser modificados. Os alimentos podem ser substituídos por outros similares, facilitando-lhe as refeições fora de casa.

2. É importante beber dois litros de água por dia para evitar a desidratação, que é muito habitual quando se está tenso ou sujeito a uma restrição dietética.

3. Deve deixar uma margem de três a quatro horas entre as refeições principais. A meio da manhã pode comer qualquer coisa daquilo que está indicado para o lanche, se realmente precisa ou sente ansiedade.

4. Fazer exercício (correr, nadar e caminhar, por exemplo, são boas opções) liberta o excesso de adrenalina, melhorando a oxigenação do cérebro e ajudando-o a ser feliz.

Depois da dieta

Esta é uma dieta muito proteica que não deve ser seguida durante mais de uma semana. No entanto, pode usá-la de vez em quando para melhorar o seu estado de ânimo e manter o seu peso.

Veja na página seguinte: O plano de dieta para cada um dos dias

Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 iogurte natural magro + 10 amêndoas ou nozes + sumo de verduras.
Almoço: Salmão fresco grelhado (condimentado com com alho, salsa e azeite) + suflé de espinafres e abóbora (preparado no forno com 2 claras de ovo, espinafres e abóbora).
Lanche: Salada de frutas (sem açúcar).
Jantar: Frango a gosto (temperado com limão, azeite, salsa e alho) + salada de verduras.

Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 iogurte magro + 2 tostas integrais com compota light.
Almoço: Bife de peru grelhado + verduras cozidas (temperadas com 1 colher de azeite e vinagre de maçã).
Lanche: Batido de banana (meia banana, meio copo de leite magro e gelo).
Jantar: Atum ao natural + salada mista (alface, tomate, cebola, pepino e espargos, temperada com uma colher de azeite e vinagre de maçã).

Quarta-feira

Pequeno-almoço: 1 chá ou outra infusão + 2 tostas integrais com compota light.
Almoço: Esparguete com molho de tomate caseiro, alho, salsa e pimenta + cenouras raladas (sem tempero ou apenas com azeite e vinagre).
Lanche: 1 iogurte natural magro e sem açúcar.
Jantar: Creme ou sopa de verduras sem gordura + tortilha francesa (preparada com 2 ovos e uma colher de azeite).

Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1 café com leite magro + 1 ovo cozido.
Almoço: Lentilhas + salada mista (alface, tomate, cebola e espargos, temperada com 1 colher de azeite e vinagre de maçã).
Lanche: 1 fatia de peito peru cozido.
Jantar: 1 bife de frango grelhado + verduras cozidas (couve-flor, acelgas, espinafres e/ou bróculos, por exemplo, temperados com uma colher de azeite e vinagre de maçã).

Veja na página seguinte: O que deve ingerir nos restantes dias

Sexta-feira

Pequeno-almoço: 1 café ou chá com leite magro + 1 queijo fresco magro.
Almoço: Peixe grelhado ou camarões cozidos + verduras cozidas (couve-flor, acelgas, espinafres e/ou bróculos, por exemplo, temperados com 1 colher de azeite e vinagre de maça).
Lanche: Salada de frutas (sem açúcar).
Jantar: 1 bife de peru grelhado + salada de pimentos vermelho, aipo e alface (temperada com uma colher de azeite e vinagre de maçã).

Sábado

Pequeno-almoço: 1 iogurte natural magro + 10 amêndoas ou nozes + sumo de verduras.
Almoço: Arroz de marisco.
Lanche: Batido de banana (meia banana, meio copo de leite magro e gelo).
Jantar: 1 bife de frango grelhado + uma lata de espargos.

Domingo

Pequeno-almoço: 1 café ou chá com leite magro + uma fatia de presunto sem gordura.
Almoço: Peixe no forno (temperado com limão, salsa, azeite e sal) + cogumelos no forno (cozinhados com um pouco de azeite).
Lanche: 1 iogurte natural magro e sem açúcar.
Jantar: Tortilha de batata.

Texto: Joana Martinho com revisão científica de Humberto Barbosa (nutricionista e fundador da Clínica do Tempo)

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