Depois das polémicas imagens chocantes nos maços de tabaco, o Ministério da Saúde decidiu ir mais longe e focar-se numa campanha inovadora: um pequeno filme com um "cariz fortemente emocional" que conta a história de uma jovem mãe com cancro de pulmão que, numa fase terminal, não consegue largar o vício. A notícia é avançada hoje pelo jornal Público.

15 truques para deixar de fumar num ápice (segundo a DGS)
15 truques para deixar de fumar num ápice (segundo a DGS)
Ver artigo

A curta-metragem pretende focar-se no combate ao tabagismo nas mulheres mais jovens.

A curta-metragem e o spot a que o filme deu origem começam esta quarta-feira a ser exibidos através das redes sociais e cinemas NOS Lusomundo, escreve o jornal.

O objetivo desta campanha é chocar, admite ao referido jornal o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo.

O governante adianta que o filme vai também ser exibido e discutido nas escolas.

7 milhões de mortes por ano

Em Portugal a cada 50 minutos morre uma pessoa por doenças atribuíveis ao tabaco. Autoridades querem reduzir prevalência de fumadores dos atuais 20% para 17% até 2020.

A epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, no mundo, dos quais cerca de 900.000 são não fumadores que morrem por exposição ao fumo do tabaco.

Por outro lado, o consumo de tabaco e a exposição ao fumo ambiental contribuem para aproximadamente 12% do total de mortes por doença cardíaca em todo o mundo.

Em Portugal, segundo estimativas elaboradas pelo Institute of Health Metrics and Evaluation para 2016, o tabaco foi responsável pela morte de mais de 2.100 pessoas por doenças cérebro-cardiovasculares (5.7% do total de óbitos). Destas, 1.620 eram homens (9,4% do total de óbitos) e 545 eram mulheres (2,7% do total de óbitos).