Os cientistas descobriram que a Ciclosporina A, usada como medicamento imunosupressor desde os anos 80, estimula o crescimento dos folículos capilares. O composto atua sobre uma proteína que influencia o crescimento do cabelo.

Arrancar um cabelo branco faz nascer dois? 10 mitos e verdades sobre o cabelo
Arrancar um cabelo branco faz nascer dois? 10 mitos e verdades sobre o cabelo
Ver artigo

Segundo a BBC, essa molécula tem ainda de ser sujeita a ensaios clínicos para que possa dar origem a nova abordagem terapêutica no tratamento da alopecia, ou perda de cabelo, uma doença que afeta mais de 50% da população masculina segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O responsável pelo projeto, Nathan Hawkshaw, da Universidade de Manchester, explicou à BBC que "este novo agente nunca foi considerado no contexto da calvície" e que a descoberta pode "fazer uma diferença real para as pessoas que sofrem de queda de cabelo".

Apenas dois tratamentos eficazes

A maioria das pessoas perde cerca de 100 cabelos por dia. Sempre que um fio cai é substituído por outro no mesmo folículo. Mas com o passar da idade esse crescimento tende a tornar-se mais lento.

Atualmente existem apenas dois tratamentos eficazes contra a alopecia androgenética, o minoxidil e a finasterida, este último recomendado apenas em homens.

A investigação, publicada na revista PLOS Biology, foi realizada em laboratório a partir de amostras de folículos capilares do couro cabeludo de mais de 40 pacientes com transplantes capilares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.