O novo tratamento, com o nome Pluvicto, foi aprovado para pacientes adultos com cancro da próstata metastático resistente à castração (terapia hormonal para reduzir o nível de hormonas masculinos no corpo), informou a empresa em comunicado.

O laboratório explica que foi aprovado em combinação com um tratamento antiandrogénico com ou sem bloqueio do receptor de androgéneos.

Em 2020 foram registados mais de 1,4 milhões de novos casos e 375.000 mortes por cancro da próstata no mundo, segundo a Novartis.

Este é o tipo de cancro diagnosticado com mais frequência entre homens em 112 países.

O tratamento já foi aprovado no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

O endosso da Comissão Europeia "estabelece um marco para os pacientes com cancro da próstata avançado que têm poucas opções de tratamento neste estádio da doença", disse o presidente do departamento europeu da Novartis, Haseeb Ahmad.

A aprovação é baseada na terceira fase de testes entre 831 pacientes que demonstrou uma redução de 38% nas mortes em comparação com os tratamentos existentes.

O grupo suíço também informou que estuda a possibilidade de utilizar o tratamento em etapas iniciais do cancro da próstata.

Veja ainda: Os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses