25 de março de 2014 - 16h13
Numa Europa amplamente sedentária, os portugueses estão entre os que praticam menos atividades desportivas, revela uma sondagem do Eurobarómetro publicada na segunda-feira. De forma geral, a maioria dos europeus (59%) afirma nunca ou raramente fazer desporto e apenas 8% dizem praticar desporto com regularidade.
Os habitantes dos países do Sul da Europa são genericamente os menos ativos, apesar de a Bulgária ser o país que apresenta o número mais alto de sedentarismo, com 78%, seguido de Malta (75%) e Portugal, onde 64% dos inquiridos afirmaram nunca fazer desporto.
Já nos países do Norte as pessoas praticam desporto mais regularmente. Na Suécia, 70% dos inquiridos afirmaram participar em alguma atividade desportiva pelo menos uma vez por semana, seguidos pelos dinamarqueses (68%) e finlandeses (66%).
Cerca de dois terços dos europeus estão sentados durante um período entre duas horas e meia e oito horas e meia e 11% afirmam passar mais de oito horas e meia por dia sentados.

Portugueses mais sedentários
Em Portugal, há um aumento do número de pessoas que não praticam desporto, uma vez que em 2009, um outro estudo, cifrava em 55% o número de portugueses sem atividade física.
Entre as razões que impedem os europeus de realizar desporto, a falta de tempo (42%) e o desinteresse (20%) são as mais apontadas.
O estudo inquiriu cerca de 28 mil pessoas nos 28 estados-membros durante a última semana de novembro de 2013. Em Portugal houve 1055 respostas.
SAPO Saúde