Os pés suportam o peso do nosso corpo e, por serem o nosso ponto de contacto com o solo, são os principais recetores de impactos, estando submetidos a uma grande tensão e desgaste.
À semelhança do nariz e das mãos, os pés estão naturalmente mais expostos ao frio e, consequentemente, encontram-se mais vulneráveis no outono e inverno. Um artigo de opinião de Francisco Oliveira Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão.
O envelhecimento, o sedentarismo, a obesidade e a presença de doenças crónicas, como a diabetes ou a doença arterial periférica, que contribuem para a má circulação sanguínea, são fatores impulsionadores do aparecimento de doenças nos pés. As explicações são do podologista Francisco Oliveira Freitas
Com a chegada do calor caraterístico do verão, muitos são aqueles que retiram o seu par de ténis do armário e se preparam para mais uma temporada de corridas diárias: uns para manter o seu estilo de vida saudável e outros pelo simples gosto de praticar uma atividade física ao ar livre. Os conselhos
Tendo ou não pé diabético, o indivíduo diagnosticado com diabetes deverá sempre ter uma atenção acrescida com os seus pés. Os conselhos são do podologista Francisco Oliveira Freitas.