A Espanha registou nas últimas 24 horas 169 novas mortes provocadas pelo novo coronavírus, o que representa um aumento de 30% no balanço global de vítimas, que alcança 767 falecimentos, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo ministério da Saúde.
O número de contágios detetados passou de 13.716 a 17.147, número que pode aumentar significativamente nos próximos dias, quando as autoridades começarão a fazer testes generalizados de coronavírus entre a população.
A região mais atingida pela COVID-19 é a de Madrid com 6.777 infetados e 590 mortos, seguida pela da Catalunha (2.702 e 33), a do País Basco (1.190 e 44) e a Andaluzia (1.008 e 25).
Do número total de casos, 1.107 pessoas foram dadas como curadas, havendo 939 em unidades de cuidados intensivos.
Em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa reúnem-se hoje na sala do Conselho de Estado, mais ampla do que a usada habitualmente, de forma a manter um maior distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, acrescentou a fonte.
A reunião vai acontecer depois do Conselho de Ministros em que está previsto o Governo para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que institui o estado de emergência, aprovado pelo parlamento na quarta-feira, depois de parecer favorável do executivo.
O estado de emergência proposto pelo chefe de Estado para conter a pandemia de Covid-19 prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
A Assembleia da República aprovou ontem o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.
Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.
O Governo também anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.
O Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.
Comentários