Que efeito terá o consumo de cafeína no exercício físico? Foi a tentar encontrar a resposta para esta pergunta que um grupo de estudantes de Ciência do Desporto da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer uma experiência cujo resultado poderia ter acabado mal.

O incidente ocorreu em 2015, mas só foi agora revelado, informa a BBC. Para calcular a dosagem, os funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telemóvel e erraram ao digitar os numerais decimais, o que fez Alex Rossetta e Luke Parkin ingerirem 30 gramas de cafeína diluídos em sumo de laranja, o mesmo que 300 chávenas de café. Segundo a BBC, já foram reportados casos de morte por ingestão de 18 gramas de cafeína.

Os dois jovens sofreram efeitos secundários muito graves: Rossetta ficou internado seis dias, perdeu parte da memória e 12 kg. Parkin ficou dois dias na unidade de cuidados intensivos e perdeu 10 kg. Ambos tiveram de ser sujeitos a tratamentos de hemodiálise.

De acordo com o promotor do caso, David Ferrer, os médicos acreditam que os jovens só sobreviveram graças ao bom estado geral de saúde de ambos e à pouca idade.

A universidade foi multada em quase 500 mil euros e os dois alunos já fizeram saber que vão processar a instituição de ensino.

Veja ainda20 efeitos secundários do excesso de cafeína

Saiba maisO café faz bem? Sim (e muito), dizem 12 estudos científicos

Conheça também10 fontes surpreendentes de cafeína

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.