Que efeito terá o consumo de cafeína no exercício físico? Foi a tentar encontrar a resposta para esta pergunta que um grupo de estudantes de Ciência do Desporto da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer uma experiência cujo resultado poderia ter acabado mal.

O incidente ocorreu em 2015, mas só foi agora revelado, informa a BBC. Para calcular a dosagem, os funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telemóvel e erraram ao digitar os numerais decimais, o que fez Alex Rossetta e Luke Parkin ingerirem 30 gramas de cafeína diluídos em sumo de laranja, o mesmo que 300 chávenas de café. Segundo a BBC, já foram reportados casos de morte por ingestão de 18 gramas de cafeína.

Os dois jovens sofreram efeitos secundários muito graves: Rossetta ficou internado seis dias, perdeu parte da memória e 12 kg. Parkin ficou dois dias na unidade de cuidados intensivos e perdeu 10 kg. Ambos tiveram de ser sujeitos a tratamentos de hemodiálise.

De acordo com o promotor do caso, David Ferrer, os médicos acreditam que os jovens só sobreviveram graças ao bom estado geral de saúde de ambos e à pouca idade.

A universidade foi multada em quase 500 mil euros e os dois alunos já fizeram saber que vão processar a instituição de ensino.

Veja ainda20 efeitos secundários do excesso de cafeína

Saiba maisO café faz bem? Sim (e muito), dizem 12 estudos científicos

Conheça também10 fontes surpreendentes de cafeína