O Centro Hospitalar do Porto acaba de implementar, pela primeira vez, um neuromodelador para o tratamento da incontinência urinária por urgência (ou bexiga hiperativa).
De acordo com Avelino Fraga, diretor do serviço de urologia do Hospital de Santo António, “através do implante deste dispositivo inovador, os doentes que sofrem de incontinência urinária conseguem reduzir o número de episódios de perda urinária e de micções diárias, recuperando assim a sua qualidade de vida. O neuromodelador é implantado cirurgicamente sob a pele, na zona lombar, através de um procedimento minimamente invasivo”.
 “Para os casos em que a opção terapêutica oral já não produz efeitos, este novo dispositivo médico representa uma verdadeira esperança na recuperação da qualidade de vida do doente. A intervenção recorre apenas a anestesia local e o doente tem alta no próprio dia”, acrescenta o diretor.
A incontinência por urgência é um desejo urgente de urinar seguido de uma perda incontrolável de urina e associa-se a um aumento da frequência urinária. O que acontece nestes doentes é que a bexiga se contrai inadvertidamente e, por vezes, tem baixa capacidade. 
A incontinência urinária é mais frequente nas mulheres do que nos homens e é também mais frequente nas mulheres com mais idade.

23 de outubro de 2012

@SAPO