Em Portugal, come-se muito e nem sempre bem. Nas últimas décadas, os hábitos alimentares dos portugueses têm vindo a mudar mas, ainda assim, são muitos os erros que continuam a cometer, muitas vezes por falta de informação. Um problema que o blogue À Roda da Alimentação, apresentado hoje oficialmente em Lisboa, pretende contrariar. "Eu própria não sabia ler os rótulos dos alimentos", admitiu Catarina Furtado.

A apresentadora de televisão e atriz é o rosto da plataforma digital, a ponta de um icebergue que pretende combater a iliteracia alimentar e que, no início do próximo ano, vai ser complementado com um programa de televisão, na RTP. "Vamos dar muitas dicas e conselhos e vamos responder a todas as dúvidas que nos forem colocadas. As respostas vão ser dadas por mim mas serei assessorada por especialistas", esclarece.

Desenvolvido em parceria com o Continente, o projeto faz parte da estratégia de responsabilidade social que a Sonae MC tem vindo a dinamizar nos últimos 30 anos. "Somos provavelmente a empresa que em Portugal tem mais nutricionistas nas suas fileiras e que mais consultas de nutrição dá. As pessoas não sabem disto", sublinhou Tiago Simões, diretor de marketing da companhia, líder nacional no retalho alimentar.