Segundo o Instituto, os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob ‘aviso amarelo’ entre as 10:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O ‘aviso amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral das regiões Norte e Centro e pequena subida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 31 graus Celsius, no Porto entre 16 e 26, em Vila Real entre 16 e 33, em Viseu entre 15 e 32, em Bragança entre 15 e 34, em Coimbra entre 16 e 30, na Guarda entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 18 e 39, em Portalegre entre 20 e 38, em Santarém entre 17 e 35, em Évora entre 15 e 41, em Beja entre 16 e 40 e em Faro entre 25 e 34.

Raios UV perigosos

Sete regiões de Portugal apresentam hoje risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis ‘muito elevados. De acordo com o Instituto, em risco ‘extremo’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre e Santarém.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento fraco a moderado de nordeste.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos especialmente na madrugada e manhã e vento fraco.

Veja ainda: 10 truques inteligentes para lidar com o calor (sem ar condicionado)